Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau a 29 formandos do Instituto de Ciências Exatas

Ufam outorga grau a 29 formandos do Instituto de Ciências Exatas

• Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 21h29
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h42

Recém-graduados são dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática, Matemática Aplicada e Química

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 4, e presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, 29 graduandos do Instituto de Ciências Exatas (ICE) receberam o título de bacharel ou licenciados. A solenidade foi realizada no Auditório Eulálio Chaves – Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Preparados para a vida profissional

Ao cumprimentar os familiares dos formandos  e saudar o professor emérito da Ufam, professor Irapuan Pinheiro, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou o ICE como instituto estratégico para a Universidade e afirmou que os recém-formados estão preparados para ocuparem os melhores postos na vida profissional. “Sempre gosto de deixar uma mensagem de otimismo para nossos egressos. Vocês foram treinados, fizeram trabalhos de campo, extensas listas de exercícios, pesquisas, projetos de extensão, ou seja, receberam uma formação completa que fez com que vocês crescessem.Vocês estudaram com os melhores professores do Amazonas e agora vão levar o nome da nossa instituição no diploma. Vocês não têm o que temer. Existirão dificuldades, mas vocês estão aptos a enfrentar tudo.Estão devidamente preparados para o sucesso”, discursou o gestor.

Qualificação

O diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Raimundo Ribeiro Passos, parabenizou os alunos pelo comprometimento com a jornada na Universidade e destacou que a Ufam continua de portas abertas para quem deseja continuar a se qualificar. “Cumprimento os professores do ICE que prestigiam essa solenidade em que nossos alunos se tornam nossos colegas. Ao recém-formados, peço que se lembrem sempre do juramento que vocês fizeram aqui e contribuam para que nossa sociedade se desenvolva e seja cada vez melhor. A partir de hoje, vocês têm a missão de servir à sociedade com todo o conhecimento que adquiriram aqui na nossa Universidade. Também quero dizer que o ICE continua de portas abertas. Há cursos de pós-graduação para todas as áreas de vocês. Voltem logo”, discursou o diretor do ICE.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra com o reitor e o diretor do ICE, o paraninfo do curso de Estatística e professor emérito da Ufam, professor Irapuan Pinheiro; a paraninfa do curso de bacharelado e licenciatura em Física, professora Daniela Menegon Trichês; o paraninfo e homenageado do curso de Geologia, professor Lucindo Antunes Fernandes Filho; a paraninfa do curso de bacharelado e licenciatura em Matemática, professora Yachico Nascimento Wakiama e a paraninfa do curso de bacharelado e licenciatura em Química, professora Katiuscia dos Santos de Souza.

O paraninfo e homenageado do curso de Geologia, professor Lucindo Antunes Fernandes Filho, discursou em nome dos demais docentes componentes da mesa de honra. “Tenho certeza de que seus esforços até aqui agora ficam invisíveis nesse momento tão especial. Vocês, novos graduados, têm muitas oportunidades no mercado de trabalho. Nós, professores, não estaremos ao lado de vocês para avaliar os relatórios que produzirem, mas nós confiamos na preparação que demos a vocês. Foram treinados para  elaborar os melhores relatórios, as melhores pesquisas. Desejo sucesso profissional a todos vocês”, discursou o professor.

Professores homenageados

Os docentes homenageados foram professor Túlio de Orleans Gadelha, patrono do curso de bacharelado e licenciatura em Química; a homenageada do curso de Estatística, professora Camila Xavier Sá Peixoto Pinheiro; a professora Marta Silva dos Santos Gusmão, homenageada do curso de bacharelado e licenciatura em Física; o professor Emerson da Costa Rios, do curso de licenciatura em Química e o professor Roberto Antônio Cordeiro Prata, do bacharelado e licenciatura em Matemática.

Prontos para novos desafios

O licenciado em Química Luiz Felipe Nascimento Ramos foi o orador das turmas do ICE. Durante seu pronunciamento, ele ressaltou que todos os recém-formados estão preparados para os desafios vindouros. “Combatemos o bom combate, terminamos a corrida, guardamos a fé, mas a maratona ainda não acabou, ainda temos mais desafios pela frente. A corrida é como um triatlo, contudo, só cumprimos uma parte da prova, não foi fácil, porém tinha que ser dessa forma para que pudéssemos amadurecer e, dessa forma, sermos bons profissionais”.

Confira a lista completa de formandos

FORMANDOS DO CURSO DE ESTATÍSTICA

1. ALICE NEVES PERES