Página inicial > Últimas Notícias > ISB/Coari – Ufam oferece curso de cuidador de idosos para a comunidade

ISB/Coari – Ufam oferece curso de cuidador de idosos para a comunidade

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 13h01
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h42

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Liga de Estudos e Intervenção em Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica (LEIFIGG), iniciou no último sábado, dia 31, a formação de cuidadores de idosos na cidade de Coari. O curso foi montado pelos discentes da Liga, sob supervisão do professor Hércules Campos, e vai até dia 28 de setembro.

A capacitação permite ao cursista conhecer e aperfeiçoar de maneira especializada os cuidados dispensados às pessoas idosas. A ideia é abordar de maneira teórica e prática temas como o papel e função do cuidador de idosos, sinais vitais no idoso, administração de remédio para o idoso, mudanças de decúbito para o idoso, prevenção de quedas e muitos outros.

De acordo com o professor Hércules Campos essa é uma parceria da Ufam, por meio da atividade de Extensão do curso de Fisioterapia, com a Pastoral do Idoso de Coari (AM). “Os discentes visitaram, regularmente, mais de 50 idosos ligados a Pastoral do Idoso para pesquisas que estamos conduzindo, em contrapartida, oferecemos a Pastoral uma formação ampla e completa em cuidados com o idoso”, enfatizou.

Para a discente do 5° período de Fisioterapia, aluna Ellen Nara, a experiência com a Liga é uma oportunidade de aliar teoria e prática em um só lugar. Esse é um momento para vivenciar na prática o que aprendemos na teoria. Vivenciar essa prática nos motiva profundamente e nos prepara melhor para o mercado de trabalho”, finalizou.

A Liga é uma Atividade de Extensão do curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), está sob a supervisão do professor Hércules Campos e é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Além do curso de cuidador de idosos, a Liga realiza trabalhos semanais com os idosos da comunidade.