Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau a novos profissionais do Direito

Ufam outorga grau a novos profissionais do Direito

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 09h27
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 15h55

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, no final da tarde de segunda-feira, 2, a cerimônia de outorga de grau de mais seis estudantes da Faculdade de Direito (FD). Com a presença de familiares e amigos, os novos profissionais celebraram a conquista do diploma universitário da Instituição com maior tradição na formação jurídica do Estado do Amazonas.

Felizes, orgulhosos e cheios de esperança, assim os seis novos bacharéis dão os primeiros passos de uma carreira abraçada por outros tantos ilustres egressos da Ufam e da Faculdade de Direito que ocuparam e ocupam lugar de destaque no Judiciário local e nacional. Tendo recebido parte do legado dos mais nobres filhos da FD e a formação de excelência da Ufam, os novos profissionais se lançam agora em busca de novos ares onde possam demonstrar o quanto aprenderam sob a sombra da Jaqueira, como é chamada a FD.

Presidindo a solenidade de outorga de grau, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, enalteceu o papel distinto da Faculdade de Direito que por várias décadas respondeu pela formação dos profissionais da área no Amazonas. “Até o final da década de 80, só existia no Estado do Amazonas um único curso de Direito que era dessa Faculdade, que formou todo o corpo jurídico existente no estado”, disse. “Esta Casa centenária formou ao longo dos anos grandes profissionais e continua a formar. Vocês a partir de hoje são exatamente tributários dessa jornada da nossa Faculdade de Direito”, declarou. “Que vocês sejam bem-sucedidos e elevem ainda mais os nomes da nossa Universidade e da Faculdade de Direito”, completou.

Compondo também a mesa de honra da cerimônia, o diretor da FD, professor Carlos Alberto Ramos Filho, ressaltou a satisfação em presenciar mais uma vez a Jaqueira dar seus frutos. “A nossa faculdade sempre vai estar de portas abertas para vocês, para quando quiserem retornar seja na condição de professores ou de pós-graduandos”, sugeriu o professor, que desejou uma carreira promissora aos egressos. “Sucesso não a qualquer custo, mas sempre pautado pela ética. O nome de vocês é um patrimônio importante, vocês têm que zelar por ele”, aconselhou. “E também zelem pelo nome da Jaqueira, nos deem orgulho, porque nós temos orgulho de vocês”, concluiu.

A coordenadora do curso de Direito, professora Marina Araújo, também se pronunciou e parabenizou os novos profissionais pela importante conquista. “A jornada agora vai ser mais árdua, não tem mais direito tributário ou civil, mas tem a vida. Isso aqui é um rito de passagem, os estudos começam agora e as responsabilidades aumentam, mas eu tenho certeza que todos vocês são frutos genuínos da Jaqueira e cada fruto que se vai, não cai, mas se eleva e brota novos frutos”, relatou a professora. “Parabéns, eu quero que a nova trajetória seja tão exitosa quanto a colação de grau”, afirmou.

Luan Silva Seminário é um dos bacharéis formados pela Ufam nesta segunda-feira. Para ele, o Direito representa uma mudança na sua própria vida, uma vez que deixou o curso de ciência da computação, e uma oportunidade de contribuir para a mudança social também. “Agora a história centenária desta faculdade está em minhas mãos, para carregá-la. Espero que a gente possa trilhar passos melhores e maiores ao longo dos anos e que a história da Universidade não fique somente aqui dentro, mas em cada um dos alunos, que a gente consiga fazer o nosso papel no cenário jurídico nacional”, pontou. “Da Ufam, ficam muitas e muitas histórias que formam quem eu sou hoje que vão ser a base do que serei no futuro”, contou. Para os colegas de faculdade e de profissão, Luan é assertivo: “Desejo muito sucesso para todos; que a gente consiga crescer mais e mais. Essa foi a primeira vitória, virão muitas outras”, finalizou.

Confira a relação dos novos egressos de Direito da Ufam:

Allan Negreiros Cardoso

Eduardo Alves Mafra