Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Tecnologia entrega 89 novos bacharéis à sociedade

Faculdade de Tecnologia entrega 89 novos bacharéis à sociedade

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h41
  • Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h59

Na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, receberam o título de bacharel 89 formandos da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. A solenidade de outorga de grau dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química foi presidida pelo pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Vieira Machado, por delegação de competência do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.

Fizeram parte da mesa de honra também o diretor da Faculdade de Tecnologia, professor João Caldas do Lago Neto, e, como paraninfos, os professores Aires Manuel dos Santos Fernandes (Arquitetura e Urbanismo), Sheila Cordeiro Mota (design), Wagner Queiroz da Silva (Engenharia Civil), José Luiz de Souza Pio (Engenharia da Computação), Jaime Casanova Soeiro Júnior (Engenharia de Materiais), Joemes de Lima Simas (Engenharia de Petróleo e Gás), Ely Sena de Almeida (Engenharia de Produção), Helder Cruz da Silva (Engenharia Elétrica), Janout Martins Louzada Neto (Engenharia Mecânica) e Douglas Alberto Rocha de Castro (Engenharia Química).

Foram escolhidos como patronos das turmas os professores Caren Michel, de Arquitetura e Urbanismo, Ellen Barbosa de Andrade, de Engenharia Civil, Rubem Rodrigues Souza, de Engenharia Elétrica, Cristianlia Amazonas da Silva Pinto, de Engenharia de Petróleo e Gás e homenageados com os nomes das turmas os professores Marcelo Freire Lasmar (Arquitetura e Urbanismo), Ellen Kellen Bellucio (Engenharia Civil), João Paulo Calixto Salgado (Engenharia De Petróleo e Gás), Gabriela de Mattos Veroneze (Engenharia de Produção), Carlos Augusto Duarte Alecrim (Engenharia Elétrica) e Sidney De Oliveira Lins (Engenharia Mecânica).

Em nome dos novos profissionais, a agora engenheira de materiais, Larissa Soares Cardoso, discursou sobre a importância das amizades e do companheirismo ao longo dos desafios da graduação. “Quantas vezes pensamos que não conseguiríamos, mas conseguimos, nós vencemos! Apesar de tudo, sejamos gratos a esses dias. São eles que determinam quem nós somos, foram eles que nos fizeram chegar até aqui. Mas não foram apenas dias difíceis, nossa caminhada foi regada por amigos e momentos incríveis! Quantas vezes, nessa caminhada, não precisamos de alguém para nos sustentar, quantas vezes só conseguimos chegar ao fim porque tínhamos alguém ao lado? Conquistamos muitos amigos, que permanecerão pelo resto da vida. Grandes mudanças aconteceram desde o início da graduação, mas eu tenho certeza que o nosso ‘eu-calouro’ teria muito orgulho de nos ver chegar até aqui, da pessoa que nos tornamos.”. Encerrando sua fala, direcionou aos colegas palavras de incentivo frente ao que os espera: “Aos amigos formandos, deixo aqui as palavras de Michelle Obama: ‘Quando os tempos estiverem difíceis e o medo se instaurar, pensem naquelas pessoas que abriram caminho para vocês e naquela que estão contando com vocês para abrir caminho para elas.’ Nunca deixem que a insegurança e o medo ditem o caminho da sua vida! Segure firme nas possibilidades e se projetem para além do medo.”

Representando os homenageados dos cursos, o professor José Luiz de Souza Pio falou sobre o orgulho e a responsabilidade de estar ao lado dos jovens engenheiros, arquitetos e designers no momento da formatura, lançando-lhes a proposta de uma última lição como mestre: “Mistura-se em meu peito o mesmo sentimento de vossos pais, o orgulho de ver seus filhos conquistarem uma importante etapa de suas vidas, enquanto professor, que vê o seu dever cumprido e sente-se recompensado pelos frutos que ajudou a produzir. Soma-se ainda a satisfação do colega engenheiro ao reconhecer em seus pares o mérito e a competência do exercício da engenharia, da arquitetura e do designer. O paraninfo é o padrinho de uma turma, que em uma formatura, é aquele que está ao lado de vocês, conduzindo-os na travessia do portal, levando-os do mundo do passado ao mundo do futuro. Sou aquele que, por hipotético saber e experiência ou pela escolha voluntária de meus alunos, põe-se ao seu lado para testemunhar que vocês detêm as qualidades que reivindicam possuir. Sou aquele também que, como todo professor, tem a oportunidade de ministrar a última lição para seus alunos e o primeiro conselho aos seus novos colegas de profissão. Aproveitando assim essa oportunidade ímpar, gostaria de propor pra vocês um último trabalho. Sua essência consiste em que vocês façam, como engenheiros, arquitetos e designers, o Brasil do mundo do futuro. Façam da vida de vocês e dos que o cercam um projeto com sentido, ética e dignidade.”

Encerrando a cerimônia, o pró-reitor de Inovação Tecnológica da Ufam, professor Waltair Machado, lembrou aos egressos que a sociedade os espera para que retribuam o investimento feito durante a graduação: “É sempre com muita alegria que acompanhamos estas ocasiões, em que estamos entregando à sociedade o fruto do nosso sacrifício, do nosso trabalho, e a sociedade está esperando de vocês excelentes serviços. Ela se esforçou muito pra mantê-los aqui, mas ela sabe que não foi um gasto, mas um investimento. Investiu em vocês para que retornem a ela serviços bem feitos e muita coragem em empreender. Sejam fecundos, gerem bastante riquezas e oportunidades e, assim, estarão contribuindo naquilo que ela espera de vocês”.

FORMANDAS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

1. AMANDA SILVA LEITE