Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau para 41 novos médicos

Ufam outorga grau para 41 novos médicos

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 13h19
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h17

Na noite de terça-feira, 27, foi realizada a colação de grau da 91ª turma de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Auditório Eulálio Chaves, localizado setor Sul do campus Universitário. A solenidade reuniu 41 formandos, além de pais, familiares, alunos, professores e técnicos-administrativos.

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor, professor Jacob Moyses Cohen, acompanhado da diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Rodrigues Brum. Fizeram parte da mesa a coordenadora do curso, professora Camila Maria Paiva França Telles; o paraninfo, professor João Ricardo Rodrigues Maia; a patronesse, professora Patrícia Bandeira de Melo; e o homenageado com nome da turma, professor Pablo Vinícius Silveira Feitoza.

O vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Jacob Moyses Cohen, expôs a satisfação de presidir a cerimônia de outorga grau da Faculdade de Medicina. “Vocês nunca vão se arrepender de ter escolhido cursar Medicina e quem está falando é um aluno da quarta turma. O que me separa de vocês são oitenta e sete turmas, e, eu não me arrependo. Entrei como aluno, do interior do Amazonas, e a minha turma tem algumas semelhanças com a de vocês, há diversidade geográfica com colegas de várias partes do País. Como médicos, não se afastem da ética profissional, não façam concessões gratuitas, porque nós temos a obrigação moral de melhorar cada vez mais o Brasil. Precisamos mostrar o nosso propósito de tratar as pessoas. Só um ser humano é que pode ajudar outro ser humano”, enfatiza.

Para a diretora da Faculdade de Medicina da Ufam, professora Ione Rodrigues Brum, esta é a oportunidade de olhar nos rostos dos recém egressos, agora médicos, o semblante de vitória, conquista e superação. “Chamo todos os presentes para relembrar como era o semblante de vocês há seis anos. Aquele olhar de ter conseguido entrar na Faculdade de Medicina, carregando medo, interrogações e expectativas. Alguns, vindos de outros estados, se interrogavam sobre como seria a recepção no Amazonas (AM) e, ao perguntar para vocês, seis anos depois, se a escolha deu certo, eu tenho certeza de que deu. A prova está aqui, vocês recebendo grau hoje”, contou.

A professora Ione Brum lembrou, ainda, que, apesar de todas as aflições, a Medicina é um caminho satisfatório. “Os momentos difíceis, noites mal dormidas, inconformidades, ter perdido paciente e não ter podido fazer mais por ele, de reconhecer-se pequeno frente a determinadas situações, todas essas foram situações que acompanharam vocês. Todos os dias, temos que buscar mais conhecimento científico, tecnológico, mais humildade, mais caridade, mais humanidade. Nós, professores da Ufam, dos hospitais, dos ambulatórios, dos prontos-socorros, técnico-administrativos, todos os servidores que passaram pela vida de vocês, hoje, sentimos que a missão foi cumprida pelo período que estiveram na Faculdade de Medicina. Tenho certeza de que cada um que faz a Universidade ofereceu o seu melhor. Foi gratificante acompanhar o amadurecimento de vocês”, relembrou.

A formanda Luciana Natacha Nascimento Marques durante discurso, oradora, lembrou das etapas ultrapassadas desde a aprovação no vestibular, passando pelas disciplinas clínicas até o internato. “Hoje, a gratidão envolve nossos corações e sei que olhamos para trás orgulhosos de todas as etapas vencidas para que estivéssemos aqui, compartilhando essa vitória com quem amamos. Cada um sabe, dentro de si, as dúvidas, os medos e as superações que enfrentou para conquistar o tão almejado sonho de tornar-se médico. Há seis anos, isso parecia tão longe, após vencermos a etapa do vestibular, nos inscrevendo na Ufam, por meio do Enem, sendo alguns provenientes do Amazonas, e a maioria de nós, provenientes dos quatro cantos do País. Nenhum sabia ao certo o que nos esperava, iniciamos nossa caminhada na semana do calouro e muitos de nós nos perguntávamos se daríamos conta de fazer o que nos propusemos. Seguimos em frente, tentando nos acostumar com a rotina exaustiva. Aos poucos, nós fomos apresentados às matérias clínicas, outra etapa a vencer. Ter aulas práticas em ambulatórios e atender sozinhos os pacientes para depois passar o caso para o professor, aprendendo a ouvir a dor do próximo. No caminho, conciliamos o ouvir, a escrita, o raciocínio, e, claro, continuaremos esse aprendizado pelo resto de nossas vidas. Ser médico é mais do que a busca pelo domínio de técnicas e conhecimentos, é ter empatia pelo próximo. A esta Universidade, que nos acolheu e transformou nossas vidas, seremos gratos para sempre. Com a ajuda e empenho de vocês, conquistamos este sonho”, finaliza.

Confira a lista de formandos:

1. ALINE NAOMI TAKEDA
  2. ANA CAROLINA OLIVEIRA DOS SANTOS