Página inicial > Últimas Notícias > Discentes do Campus da Ufam em Coari publicam capítulos em obra especializada nas áreas de Saúde e Bioética

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 12h30
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 13h01

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

O Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/ Ufam), localizado em Coari, teve 14 acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem com trabalhos publicados na obra “Pesquisa em Saúde: imersão no conhecimento”. O livro é uma publicação do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo-ES, instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela tradição nas áreas de Saúde e Bioética.

A obra será lançada pela editora Opção, sob o ISBN 978-85-8305-139-8, na segunda semana do próximo mês de outubro. “O grupo de pesquisadores da Ufam já começou a se organizar para prestigiar o lançamento, que será na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo”, informa o professor Hércules Campos, docente do curso de Fisioterapia da Unidade e orientador dos trabalhos aceitos na coletânea.

“Os capítulos da Fisioterapia foram desenvolvidos no ano passado, na disciplina de cinesioterapia, e apresentados em forma de seminário nas aulas. Alguns deles foram levados para o congresso e submetidos este ano ao livro, assim que abriu o edital 2019”, explica o professor, ao revelar ainda que os capítulos da Enfermagem resultaram de uma experiência dele na saúde coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): “A aluna Rebeca Folhadela foi convidada a complementar e rever a bibliografia e o texto dos dois capítulos”.

Ao avaliar a conquista dos graduandos, o orientador destacou que “os capítulos sobre cinesioterapia na esclerose lateral amiotrófica e sobre cinesioterapia após fratura de quadril foram aprovados com elogios pela qualidade do texto apresentado”. Segundo ele, o grupo percebeu que seriedade e comprometimento podem ser o diferencial em seus currículos rumo à formação acadêmica e para o mercado. A seguir, confira os artigos e os respectivos autores:

Fisioterapia

Cinesioterapia aplicada a pacientes com esclerose lateral amiotrófica - ELA (Pâmella Cunha Siqueira, Aurijonison Souza da Silva, Marilene dos Santos Souza; Hércules Lázaro Morais Campos).

Cinesioterapia aplicada a idosos após fratura de quadril (Kaio de Souza Trindade; Higor Gregore Alencar Oliveira; Alexandre Freitas dos Santos; Diego Castro de Oliveira; Jean Calos Rodrigues Moraes; Hércules Lázaro Campos).

Cinesioterapia aplicada a idosos caidores da comunidade (Katheleen Wandy Soares da Silva; Victor Cezar Mendes de Melo; Bianka Inaê Balieiro Araújo; Daniel de Oliveira Lima; Hércules Lázaro Morais Campos).

Ainda sob a orientação do professor do ISB, foi aprovado o capítulo chamado Os benefícios da presença do acompanhante de livre escolha da parturiente (Bárbara Custódio Botelho; Thais Rossato Lenke; Wânia Ribeiro Trindade; Hércules Lázaro Morais Campos).

Enfermagem

Abordagem dos riscos ocupacionais do enfermeiro na urgência e emergência (Rebeca Evangelista Folhadela; Hércules Lázaro Morais Campos).

Risco ocupacional e prevenção das hepatites B e C nos procedimentos odontológicos (Maria da Penha Pedreira da Silva; Rebeca Evangelista Folhadela e Hércules L Morais Campos).