Página inicial > Últimas Notícias > ISB entrega 93 novos profissionais à sociedade

ISB entrega 93 novos profissionais à sociedade

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h58
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 09h41

Por Ananda Maria e Davi Queiroz
Ascom ISB

Na noite do dia 22 de agosto foi realizada a cerimônia de outorga de grau para 93 discentes do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A solenidade foi presidida pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Professora Selma Suely Baçal de Oliveira, no auditório municipal Silvério José Nery.

Na cerimônia, o ISB entregou à sociedade 5 biotecnologistas, 32 enfermeiros, 25 professores dos cursos de Ciências: Matemática e Física e Ciências: Biologia e Química e 31 nutricionistas.

Após a outorga dos graus, o licenciado Sandro Santiago da Silva ressaltou as dificuldades enfrentadas ao longo da graduação, entre elas a saudade da família, oportunidade em que agradeceu aos amigos e professores que tiveram função familiar ao longo da vida acadêmica.

Na solenidade, ocorreu também a cerimônia da “Passagem da Lâmpada”, onde a recém-formada pelo curso de Enfermagem, Adriana da Silva Zurra, entregou a lâmpada para a acadêmica Mariana Paula da Silva, com o objetivo de perpetuar acesa a chama da arte do cuidar.

Em discurso que representou todos os paraninfos dos cursos, o Professor do Curso de Ciências: Matemática e Física, Jefferson Ferreira dos Santos, destacou que, há 13 anos, a Universidade Federal do Amazonas começou um projeto ousado e nasceu o Instituto de Saúde e Biotecnologia, para provar que era possível oferecer ensino público e de qualidade às pessoas do interior. “Ultrapassamos hoje a marca de 1000 formados!”, celebrou o professor.

A diretora do ISB, Professora Doutora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, expressou muita felicidade pela conclusão do ciclo acadêmico e início da jornada profissional.

A presidente da mesa, em seu discurso de encerramento da solenidade, ressaltou os esforços para realização da colação de grau, no mesmo dia, nas 5 unidades da Ufam no interior do Estado. Destacou ainda que é na Universidade que acontece a maioria das pesquisas, citando feitos da urna eletrônica e algoritmos de melhoramento de buscas do Google, ambos desenvolvidos por alunos e professores da Ufam, que beneficia todo o país. “Quem passou pela Ufam, há de defender a universidade pública!”, finalizou a Pró-Reitora.

Dia histórico para o ISB

Nesta solenidade, o Instituto atingiu a marca numérica de 4 dígitos no total formados. A partir de 2010, ano de conclusão das primeiras turmas do ISB, foram formados 1.039 profissionais. Ao longo de sua história, o Instituto formou 170 profissionais de nutrição; 164 de biotecnologia; 174 de fisioterapia; 217 de enfermagem; 99 licenciados em Ciências: Matemática e Física e 215 licenciados em Ciências: Biologia e Química.

O processo de interiorização da universidade proporciona acesso a capacitação profissional de qualidade, tentando minimizar as discrepâncias sociais entre interior e capital.