Página inicial > Últimas Notícias > Rodas de Conversa - Comissão de Combate ao Assédio Moral promove seis encontros

Rodas de Conversa - Comissão de Combate ao Assédio Moral promove seis encontros

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 13h26
  • Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 10h27
  • Acessos: 2083

A Comissão de Combate ao Assédio Moral da Universidade Federal do Amazonas (Cecam/Ufam) convida, servidores e estudantes, para participar de seis Rodas de Conversa sobre “Assédio Moral”. Os encontros acontecem nos dias 3 e 17 de setembro; 1, 15 e 29 de outubro; 12 de novembro, às 14h, no Auditório “Vida Ativa”, no Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), no setor sul do campus Universitário.

As atividades têm duração de, aproximadamente, duas horas e para acontecer deve ter no mínimo seis pessoas e máximo 15. Para participar basta ter mais de 18 anos, ser servidor ou estudante da Ufam, e, enviar um e-mail dizendo que quer participar para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Serão contemplados a participar os primeiros 15 candidatos que retornarem o e-mail. Caso o número de interessados supere a quantidade máxima permitida haverá uma lista de espera.

A programação conta com atividades lúdicas nas quais os participantes terão a oportunidade de falar, mediado pelo psicólogo da Comissão. Ao final da roda de conversa, para aqueles que comparecerem em pelo menos cinco encontros, haverá a emissão de uma declaração de participação da atividade, válida somente para servidores e demais estudantes que possuem vínculo com a Ufam.

O objetivo é acolher os interessados e cumprir com um dos propósitos da Cecam que é realizar o acolhimento psicossocial. A ação tem caráter de promoção de saúde, nos casos de pessoas que se encontram em sofrimento ou adoecimento decorrente do assédio moral e, também, de caráter de prevenção do adoecimento, para aqueles que queiram se inteirar do assunto, se proteger e proteger/orientar os que estão à sua volta.

Benefícios

- Trata-se de uma atividade sigilosa que conta com um profissional que tem experiência no assunto e no método utilizado;

- Ao participar, você terá a possibilidade de ressignificar o sofrimento e/ou adoecimento em decorrência do assédio, construindo, no grupo, de forma coletiva, alternativas mais criativas e saudáveis de lidar com tal sofrimento/adoecimento;

- Ajudar na formação de futuros profissionais da Psicologia para lidar com as demandas do trabalho, principalmente, em relação ao assédio moral.

- Ao final do encontro, haverá mobilização para a construção de políticas públicas de enfrentamento e melhoramento do assédio moral no trabalho, lutando por espaços mais saudáveis e dignos na Instituição.