Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau a 36 finalistas de cursos do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam outorga grau a 36 finalistas de cursos do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS)

  • Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 09h45
  • Última atualização em Quinta, 16 de Junho de 2022, 11h08
  • Acessos: 1064

Recém-diplomados são egressos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, professora Selma Baçal, aconteceu, na noite desta terça-feira, 14, a outorga de grau a 36 finalistas dos cursos de graduação do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/ Ufam).

Mesa de honra e homenageados

Além da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Ufam, compuseram a mesa de honra a diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas Torres; o paraninfo do curso de Ciências Sociais, professor Tiago da Silva Jacaúna; o paraninfo da turma de Filosofia, professor André Nascimento da Silva; o paraninfo da turma do curso de Geografia, professor Ricardo Nogueira; a paraninfa do curso de História, professora Joana Campos Clímaco; a paraninfa da turma do curso de Serviço Social, professora Andréia Lima de Souza; o homenageado com o nome do curso de História, professor Glauber Cícero Ferreira Biazo e a homenageada com o nome da turma de Serviço Social, professora Roberta Justina da Costa.

Homenagens In memoriam 

In memoriamo professor Luiz Fernando de Souza Santos foi homenageado com o nome da turma do curso de Ciências Sociais; o professor Paulo Monte foi homenageado com o nome da turma do curso de Filosofia e o professor José Aldemir de Oliveira foi homenageado com o nome da turma de Geografia.

Patronos

O professor Raimundo Nonato Pereira da Silva foi o patrono da turma do curso de Ciências Sociais; o professor José Alcimar de Oliveira foi o patrono da turma do curso de Filosofia; a professora Natacha Cíntia Regina Aleixo foi a patronesse da turma do curso de Geografia; o professor Bruno Miranda Braga foi o patrono da turma do curso de História e a professora Lidiany de Lima Cavalcante foi escolhida como patronesse da turma do curso de Serviço Social.

Valorização das instituições públicas

Em seu pronunciamento, a presidente da solenidade, professora Selma Baçal, destacou a importância das instituições públicas. “Cumpridas as formalidades, vocês são, a partir de agora, profissionais de Geografia, de História, de Serviço Social e de Ciências Sociais. Parabéns a todos. Durante essa pandemia de COVID-19, o mundo perdeu muitos cérebros, muitos cientistas, perdemos entes queridos. Na Ufam, perdemos muitos alunos, técnicos e professores e desejo agradecer imensamente à turma de Ciências Sociais, por ter escolhido homenagear, com o nome da turma, o nosso colega, professor Luiz Fernando, que faleceu durante a pandemia. O doutor Luiz Fernando era membro do nosso Conselho Universitário. Ao mesmo tempo em que lamentamos as perdas, louvamos a existência do sistema público de saúde, sem o qual  essa catástrofe seria bem pior. Viva as entidades públicas! Viva a universidade pública, gratuita e de qualidade, que democratiza oportunidades! Desejo que todo profissional formado aqui na Ufam honre seu juramento e valorize sempre a ciência e a universidade pública. Por aqui pela Ufam continuamos sempre de portas abertas para que nossos egressos cursem o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado. Voltem, visitem-nos e vivam esta casa que é de todos nós”, discursou a presidente da solenidade.

Ufam nunca parou

A diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professora Iraildes Caldas Torres, ressaltou que a entrega de 36 novos profissionais demonstra que, mesmo durante a pandemia, a Ufam nunca parou suas atividades. “Estamos em um período muito delicado do nosso retorno às aulas e, ao mesmo tempo, entregando para a sociedade quase 40 profissionais, o que comprova que a Ufam nunca parou, mas se reinventou durante a pandemia.  Além de cumprimentá-los, achar que vocês são corajosos, por enfrentarem um período difícil sem desistir, espero que todos tenham êxito na profissão que abraçaram”, discursou a gestora do IFCHS.

Conselhos de paraninfa

A paraninfa do curso de Serviço Social, professora Andréia Lima de Souza, discursou em nome dos demais paraninfos. Ela aconselhou todos os recém-formados a não temerem ousar em suas trajetórias profissionais. “Em meados de 2008, eu estava aqui nesse lugar, como oradora da turma de Serviço Social que se formava naquela ocasião. Hoje  estou quase que em um multiverso, mesclando passado e presente, porém, com a mesma emoção. Voltar a esse lugar com a missão de discursar a essas turmas, principalmente, a de Serviço Social, é muito especial. Posso afirmar com absoluta certeza que todos vocês, recém-diplomados, viveram muitas emoções na Universidade  e, ao saírem dessa rotina com o tão sonhado diploma, irão se lembrar com saudade de todos esses momentos. Desejo a todos os profissionais aqui presentes que não hesitem em ousar. Sejam os melhores profissionais que puderem ser. Jamais esqueçam de cada degrau que subiram para chegar até aqui. Cada momento bom e ruim os fez ser quem são hoje. Continuem a encher de orgulho essas pessoas que estão aqui e as muitas que não puderam estar, mas que torcem pela felicidade de cada um de vocês”, pronunciou-se a paraninfa.

Assistentes sociais - pontes entre cidadãos e seus direitos

Em mensagem mais direcionada aos sete novos assistentes sociais, ela ressaltou que o conhecimento sobre como promover proteção social, através do que está previsto na lei, permite que os assistentes sociais sejam pontes para que os cidadãos acessem seus direitos. “Meus queridos discentes de Serviço Social, em qualquer área em que vocês passem a atuar, seja na saúde, na assistência social, na previdência social, na educação, entre outras, lembrem-se sempre de que atuamos com políticas públicas e sociais viabilizando o acesso às mesmas a quem esse acesso foi negado ou se deu de modo precarizado. Não sejam mais um obstáculo na vida dessas pessoas, pois é combatendo a violação de direitos ou na prevenção para que direitos não sejam violados que atuamos. Muitos são os desafios, mas não é à toa que no símbolo do nosso curso há uma chama sempre acesa. Portanto, mesmo diante das inúmeras violações de direitos ocorridas todos os dias, dos altos índices de desigualdade social, essa chama continua, pois a esperança é uma constante, o compromisso nos fortalece e o conhecimento sobre como promover proteção social, através do que está previsto na lei, é a nossa arma social”, afirmou a paraninfa do curso de Serviço Social.

Servir ao próximo

A oradora da turma, Yasmin Martins Carvalho, relembrou os vários momentos vivenciados durante a graduação e ressaltou que cada formado, ao escolher o curso, comprometeu-se a lutar por uma sociedade mais justa e a servir ao próximo, ao  estado, ao país e ao mundo. “O grande e especial dia chegou. É hora de relembrarmos todos os nossos passos até aqui. Da forma como ingressamos neste universo que é a universidade pública, das inúmeras xerox para as leituras, dos ônibus lotados de estudantes, dos almoços no R.U, das conversas e trocas de ideias nos halls e salões, das pesquisas, dos seminários, de todo o cotidiano acadêmico em luta pela produção de conhecimento de qualidade. É dia de relembrarmos que escolhemos nossos cursos porque queremos lutar por uma sociedade justa, igualitária, pautada em debates honestos, em educação de qualidade e em políticas afirmativas que popularizem o acesso ao conhecimento, o qual pertence a todos nós. Trabalharemos com o conhecimento para tentar erguer nesse mundo o anúncio de possibilidades diferentes e prósperas para nosso futuro. Aproveitamos para agradecer nossos pais, nossas famílias, colegas de curso, professores, centros acadêmicos, movimentos estudantis, lideranças acadêmicas e políticas que nos ajudaram na travessia desse ciclo e também deixar nossos agradecimentos à Universidade e às pessoas que a ela dão vivacidade e movimento. Concluímos nossos cursos com a responsabilidade de servir ao próximo, ao nosso bairro, a nossa cidade, ao nosso estado, ao nosso país, ao nosso mundo”, discursou.

 Confira a lista completa dos recém-formados:

 CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

01. RAFAEL ASSIS BATISTA

02. RAFAELE CRISTINA DE SOUZA QUEIROZ

 CURSO DE FILOSOFIA

 01. ALDAIR MARIALVA DE SOUZA

02. DANIEL COSTA DE ALMEIDA

03. HELBER DA SILVA BIZERRIL

04. PAULA CAROLINE COSTA DE OLIVEIRA

05. RAQUEL DE SOUZA BENACON

06. YASMIN MARTINS DE CARVALHO

 CURSO DE GEOGRAFIA - BACHARELADO

 01. MATHEUS BERTULINO PEREIRA

 CURSO DE GEOGRAFIA - LICENCIATURA

 01. ALEXANDRE SANTOS DE QUEIROZ

02. EDSON RODRIGUES DA ROCHA

03. EMERSON FREDERICO OLIVEIRA DA SILVA

04. GABRIELA MENDONÇA DA SILVA

05. LUCAS HENRIQUE NEGREIROS DIAS

06. ODEMAR JOSE SANTOS DO CARMO FILHO

07. THAIS SANTUCI RIVA

08. THUANNY SILVA GARRIDO

09. WILLIAN SOARES DE SOUZA

 FORMANDOS DO CURSO DE HISTÓRIA

 01. BRUNO HENRIQUE DA SILVA RABELO

02. BRUNO MOREIRA DE SOUZA

03. CARLA PESSOA MARQUES

04. DALILA DE FREITAS ARAÚJO

05. DIEGO SOARES DOS SANTOS

06. FABIO AUGUSTO DE CARVALHO PEDROSA 

07. INARA KEZIA GAMA ARAUJO

08. ISIS REGINA DOS SANTOS OLIVEIRA

09. LAZARO JOSE FARIAS BARBOSA

10. LUCY LANE RIBEIRO GUSMÃO

11. VINICIUS MACIEL BRAGA

 FORMANDOS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

01. ANA MARIA DE ALMEIDA GAMA

02. BRUNA RAQUEL ARYADNE DUARTE MIRANDA

03. ELZIMAR OLIVEIRA MAXIMO

04. JACIARA BARBOSA MENDONÇA

05. KAMILA ARIADNY DOS SANTOS BARROSO

06. RAYLLA GABRIELE JERONIMO DA SILVA

07. TEREZINHA DE JESUS BALIEIRO

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página