Página inicial > Últimas Notícias > HUGV/Ebserh, Faculdade de Medicina e AAPCT realizam o V Simpósio de Oncologia Torácica e o II Workshop de VATS de Tórax

• Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 15h29
  • Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 15h29

Nesta quarta edição do evento, a estratégia de aliar discussão teórica com prática cirúrgica permanece, aliada com um maior incentivo à transmissão online, possibilitando a participação segura de profissionais de saúde de todo o país

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas, (HUGV-Ufam), filiado à rede hospitalar Ebserh, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam) e a Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (AAPCT), realizam nos dias 28 e 29 de junho, das 9h às 19h (horário de Brasília), o IV Simpósio de Oncologia Torácica e o II Workshop de VATS de Tórax.

Trata-se de um evento híbrido,  com formato teórico e prático, que alia a realização das cirurgias no HUGV, em Manaus, com transmissão simultânea por plataformas digitais, com uma parte teórica, também totalmente on-line por meio de plataformas digitais. Esse formato híbrido garante a segurança do público e permite a participação de cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas, patologistas e radiologistas de todas as regiões do Brasil.  O evento ainda será gravado e disponibilizado em canais e mídias sociais.

Esta edição foca na discussão dos avanços da ciência, que envolve o tratamento das doenças dos órgãos da caixa torácica e aborda temas voltados ao diagnóstico e tratamento de neoplasias pulmonares.  Durante o workshop, serão realizadas seis cirurgias por vídeo, sendo três lobectomias, além de procedimentos como  Pectus Excavatum e traqueoplastias.

No dia 28, as mesas redondas abordarão “Câncer de pulmão” com a realização de três lobectomias. No dia 29, será ministrada a palestra “Análise Crítica dos Estudos de Neoadjuvância e Adjuvância no Tratamento de Câncer de Pulmão”, além da realização de duas mesas com as seguintes temáticas: Doenças da Traqueia e Deformidades da Parede Torácica.

O evento teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam, por meio EDITAL N.º 005/2021 – Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV.

As inscrições do evento, são realizadas pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Y26VVJ_nQNWyX2Hzt-OqdA.

Mais informações sobre o evento pelo telefone (92) 98120-4400 (Tânia) ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.