Página inicial > Últimas Notícias > FIC/Ufam oferece oficina gratuita de metodologia para análise em Comunicação Ambiental

• Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 14h34
  • Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 14h34

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza nos próximos dias 27 e 28 de junho, das 14h às 18h, a oficina ‘Metodologia para Análise do Tratamento Informativo em Comunicação Ambiental’, ministrada pela professora. Dra. María Isabel Noreña Wiswell, da Corporación Universitaria Minuto de Dios/Colômbia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: bit.ly/3MBG9Cu. A oficina é voltada para discentes de mestrado e doutorado.

O objetivo da oficina é compreender o jornalismo como a capacidade de narrar a realidade carregando consigo a responsabilidade de assumir o papel que desempenha em debates sociais contemporâneos decisivos, incluindo a crise ambiental.

A professora María Isabel explicou que dentre as metas de aprendizados está contribuir com o despertar da responsabilidade de comunicar e informar os cidadãos de forma assertiva sobre a crise ambiental. “Além disso, a oficina vai trabalhar os conceitos relacionados ao tratamento informativo ancorado na abordagem ambiental. Para isso, navegaremos por diversos conceitos como: espetacularização, banalização, cidadania ambiental e utilitarismo”, explicou.

Os participantes terão acesso a temáticas relacionadas à Comunicação para mudanças sociais e interculturais; Jornalismo de soluções; Eixos do tratamento informativo e Workshop baseado em publicações da região.