Página inicial > Últimas Notícias > Exposição e filme sobre os Hupd'äh estão na programação desta semana em Manaus

Exposição e filme sobre os Hupd'äh estão na programação desta semana em Manaus

• Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 12h56
  • Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 12h56

A Exposição Fotográfica "Os Caminhos dos Hupd'äh - Floresta, Espíritos e Rios" e o Filme "As Palavras Encantadas dos Hupd'äh da Amazonia, Mestres de Saberes Narrados por Renato Athias" trazem a realidade dos povos indígenas de recente contato da região do alto Rio Negro ao público manauara em atividades que acontecerão nos dias 15 e 19 de junho, promovidas pelo Museu Amazônico e Secretaria Estadual de Cultura.

São os seguintes os povos indígenas de recente contato na região do Alto Rio Negro: os Nadëb, os Dâw, os Hupd'äh e os Yohup, que fazem parte de uma família linguística específica, que linguistas e antropólogos estão denominando atualmente de NADAHUPY. Estes povos habitam áreas distintas nas Terras Indígenas do Alto Rio Negro. Estão em Manaus, duas lideranças, o Dâw Roberto Sanches e o Hupd'äh Américo Socot que chegaram neste domingo, vindos dessa região especificamente para acompanhar as atividades da exposição e da exibição do filme com seus importantes comentários e seus relatos sobre situação atual desses povos nesta vasta região do Município de São Gabriel da Cachoeira, e sobretudo vieram buscar apoio para suas iniciativas e suas demandas concretas junto às autoridades da Universidade do Amazonas e outras autoridades encarregadas de executar as políticas públicas.

O material que está em evidência nestas duas produções visuais que está vindo ao público pela primeira vez trata-se do acervo etnográfico do antropólogo Renato Athias, que atua nesta imensa região, como pesquisador desde os anos setenta do século passado. Este acervo foi recentemente digitalizado em 2019 e 2020, pela Universidade do Texas, através do Projeto coordenado pelo Arquivo das Línguas Indígenas da América Latina (AILLA) em Austin, que agrupa acervos etnográficos sobre as línguas indígenas de diversos países. Este processo de digitalização tem um impacto muito grande, pois possibilita uma ação de devolução aos povos indígenas de materiais coletados e que carregam uma riqueza de informações etnográficas.

Tanto a exposição fotográfica quanto o filme mostram a cosmologia dos Hupd'äh, em outras palavras, como eles próprios pensam “ a Humanidade é a natureza” Pois, para eles, não há separação entre as ordens: mineral, vegetal, animal e humana. A música e as palavras têm um poder transformador, muitas vezes incompreensível para nós. O filme e a exposição procuram  dá voz também àqueles que esse pesquisador chamou de seus mestres, seus colaboradores de pesquisa: Bihit, Mehtiw e Casimiro, chefes de clãs Hupd'äh, que viveram na zona interfluvial dos rios Papuri e Tiquié na bacia do rio Uaupés, no noroeste da Amazônia brasileira. Este filme oferece novos caminhos para a reflexão sobre as relações entre humanos e não humanos. O filme foi produzido pela produtora francesas World Culture Diversity e dirigido pela cineasta franco-iraniana  Mina Rad.

A exposição será inaugurada no dia 15 de Junho  no Auditório da Faculdade de Ciências Agrárias FCA-UFAM, Setor Sul, Campus Universitário-Coroado. Horário: 14h às 17h. O filme será exibido no dia 19 de junho no Centro Cultural Palácio da Justiça. Av. Eduardo Ribeiro, 902 - Centro. Horário 15h às 17h