Página inicial > Últimas Notícias > ISB recebe CAMEM para acompanhamento das ações de progressos na implantação do Curso de Medicina em Coari

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 10h52
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 10h52

Por Ananda Maria e Davi Queiroz, Imagens por Henrique Alves (ISB)

Nos dias 1 a 3 de junho, o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) recebeu a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), para monitoramento de progressos na implantação do projeto do curso de Medicina em Coari. A visita foi acompanhada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), representada pelo Pró-Reitor Prof. Dr. David Lopes Neto, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

No dia 1º, reuniram-se no Auditório, em formato de audiência pública, docentes e técnicos do ISB, egressos dos cursos da saúde do Instituto que ocupam cargos na área da saúde pública do município de Coari, representantes da sociedade civil e alunos de escolas públicas. A mesa foi composta pela organizadora do evento, Profª Drª Maria Helena Ribeiro De Checchi; Profª Drª Vera Lúcia Imbiriba Bentes – Diretora do ISB, Prof. Dr. Adriano Pereira Guilherme - Coordenador Acadêmico; Professores Antônio Carlos Sansevero Martins, George Dantas de Azevedo e Mauro Shosuka Asato - membros da CAMEM; Pró-Reitor Prof. Dr. David Lopes Neto,  Profª Drº Sílvia Cristina Conde Nogueira - Procuradora Educacional Institucional (PROEG), o Prof. Dr. Luiz Fernando Souza Passos, Coordenador do Curso de Medicina; e Laura Macedo Coelho, Secretária Municipal da Casa Civil e Relações Institucionais da Prefeitura Municipal de Coari. Houve ainda as ilustres presenças do Secretário Municipal de Saúde, José Carlos Ferreira Pinheiro, e representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Telessaúde, Unidades Básicas de Saúde, Policlínica Dr. Roque Juan Del Oso e do Hospital Regional de Tefé - AM.

Durante a reunião houve reinvindicações para retorno da oferta das vagas do curso no Processo Seletivo para o Interior (PSI) e apontamentos importantes, sobretudo pelos egressos do ISB, acerca da importância dos investimentos nos processos de interiorização dos cursos de graduação para gerar melhorias para população em geral. Os membros da CAMEM reafirmaram a disposição do Ministério da Educação (MEC) em reabrir o curso e se mostraram bastante confiantes, enfatizando a necessidade de colaboração do município. O Coordenador Acadêmico, Prof. Adriano Guilherme, lembrou que a UFAM é nosso maior patrimônio e que, embora a Universidade Pública tenha chegado ao interior e às camadas mais pobres da população, alguns cursos, especialmente o de medicina, ainda são bastante elitizados e que é dever da UFAM reverter este cenário. A Diretora, Profª Vera Lúcia, ressaltou a importância do curso de Medicina no interior do Amazonas, o qual apresenta uma das melhores estruturas de atendimento à saúde no interior do Estado, sendo considerado Coari o município promissor para a implantação, estruturação adequada e solidificação do curso de Medicina, mas que só poderá ocorrer com apoio e parcerias institucionais. O Pró-reitor, Prof. Davi Lopes, prometeu trabalhar em conjunto com o ISB para que ocorra o ingresso de calouros na medicina em agosto de 2023, propondo que exista uma bonificação aos estudantes que cursaram o ensino médio no interior do estado.

Ainda na reunião, a Prefeitura Municipal de Coari, representada pelos Secretários José Carlos Ferreira Pinheiro e Laura Macedo Coelho, reafirmou compromisso em Acordo de Cooperação Técnica com ISB e recebeu da PROEG uma minuta de projeto de Lei que propõe incentivos aos profissionais de saúde que realizarem preceptorias com alunos da Ufam na rede de saúde, ponto fundamental para a viabilidade do curso de Medicina. O Instituto firmou ainda Termo de Cooperação de Estágios com a cidade Tefé - AM.

Nos dias 2 e 3, a CAMEM esteve em reuniões internas com a gestão do ISB, Coordenação, Colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso, bem como discentes/docentes/técnicos e PROEG, para conhecer as ações da UFAM para a reabertura e viabilidade do curso, tais como as tratativas para o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a construção do campus 2 do ISB, que conta com laboratórios modernos e equipados, salas de aula individuais para professores e espaços para futuro atendimento à comunidade. Também visitaram o Hospital Regional, Unidades Básicas de Saúde, Fundação de Medicina Tropical (FMT), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Telesaúde e Policlínica para discutirem a inserção dos acadêmicos na rede de saúde e conhecer os equipamentos de saúde disponíveis. A Comissão produzirá relatórios que devem subsidiar a decisões do MEC referentes ao Curso.

CAMEM

A CAMEM é instituída pela Portaria MEC nº 306, de 26 de março de 2015, e é responsável pelo monitoramento da implantação e oferta satisfatória dos cursos de graduação em Medicina nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), autorizados com base na Portaria Normativa nº 15, de 22 de julho de 2013, que instituiu a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior.

A Comissão realiza acompanhamento, por meio de visita in loco, bem como mantém contato permanente com a Universidade para a implantação e o desenvolvimento do curso até a emissão do ato de reconhecimento e indica ao MEC, por meio de relatórios de avaliação in loco, a viabilidade de oferta das vagas previstas e a adequada execução do Projeto Pedagógico.