Página inicial > Últimas Notícias > ‘AMAciência’: curso de Comunicação do Icsez lança podsérie sobre jornalismo científico na Amazônia

• Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 14h20
  • Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 08h21

Projeto de extensão envolve professores e alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo do ICSEZ, em Parintins

Está no ar a primeira temporada da “Podsérie AMAciência: Jornalismo Científico na Amazônia”. A série de podcasts, que acaba de estrear com dez episódios nas plataformas Anchor e Spotify, é produzida por alunos e professores do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins. A iniciativa busca promover práticas laboratoriais jornalísticas e dar visibilidade às pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito da Universidade e de instituições parceiras. Os episódios podem ser ouvidos pelo seguinte link: https://anchor.fm/podserie-amaciencia.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, professora Marina Magalhães, a primeira temporada teve como foco as pesquisas criadas no contexto acadêmico local, na cidade de Parintins. “A ideia inicial foi estimular a interdisciplinaridade por meio do envolvimento da comunidade acadêmica dos mais diversos cursos, difundindo o conhecimento científico tanto para o público interno quanto para o público externo à Universidade. Assim, desejamos contribuir para a construção de uma cidadania científica que ultrapasse as fronteiras dos laboratórios e salas de aula”, afirma.

No episódio de estreia, intitulado “Jornalismo Científico na Amazônia”, foi entrevistado o docente Wilson Bueno (USP), que defendeu a primeira tese de doutorado sobre o tema no Brasil e continua a ser referência nesse campo. Também foi ouvido o professor Allan Rodrigues (FIC/Ufam), coordenador dos projetos de divulgação científica “Portal da Ciência” e “Amazônia de Perfil”, que avaliou a relevância desse jornalismo especializado no contexto amazônida.

A primeira temporada da podsérie ainda conta com os seguintes episódios: “Panorama Ribeirinho” como prática jornalística (Ep. 2); Região da Valéria: ecoturismo, línguas e história (Ep. 3); “Coletivo TABA” como vitrine da arte local (Ep. 4); Comunicação e resistência indígena na pandemia de Covid-19 (Ep. 5); Empreendedorismo feminino no artesanato (Ep. 6); "A natureza do homem" a partir da fotografia (Ep. 7); Comércio justo, sustentabilidade e biodiversidade (Ep. 8); Folkcomunicação e crise do jornalismo são temas de eventos na Ufam (Ep. 9); e Saberes tradicionais e científicos na atenção à saúde (Ep. 10).

O professor e coordenador do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufam Parintins, Marcelo Rodrigo, também atua como vice-coordenador do projeto, que envolve os seguintes alunos: Adria Albuquerque, Adrielly Cardoso, Ana Beatriz Melo, Carlos Eduardo Garcia, Karen Barbosa, Marcilene Conceição, Ralf Batista, Raymar Martins, Rebeca Gonçalves, Soraia Castro, Willian Araújo, Willians Samuel Costa e Yasmim Baraúna. A podsérie recebeu apoio financeiro da Universidade Federal do Amazonas.