Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Faced lança livro sobre pesquisas de mestrandos professores da Seduc
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faced lança livro sobre pesquisas de mestrandos professores da Seduc

  • Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 14h38
  • Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 14h38
  • Acessos: 736

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

“Educação em Foco: Reflexões no Contexto Amazônico” é o título da obra lançada pela Faculdade Educação (Faced), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na manhã desta sexta-feira (18), no Auditório Eulálio Chaves. O livro reúne parte da pesquisa de mestrandos do PPGE e é resultado da conclusão de curso da primeira turma de alunos oriundos da parceria entre a Ufam e Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc/AM) para a formação de professores da educação básica do Amazonas. 

A coletânea, publicada pela Editora CRV, está dividida em três partes: inclusão na rede estadual de educação, políticas públicas de valorização do magistério e a prática docente, o estágio supervisionado e a questão da qualidade. “São recortes das dissertações desses alunos que são professores da Seduc e que participaram do convênio”, informa Brenna Cavalcanti, uma das organizadoras da publicação. “Nós queremos atingir a todos os profissionais da educação [com a obra], porque isso é fruto de pesquisa desses professores e esse resultado precisa ser disseminado”, completa. 

Presidindo a solenidade de lançamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou em seu pronunciamento a importância da parceria firmada entre a Universidade e a Seduc/AM como fator preponderante para a melhoria da formação docente e da qualidade da educação nas escolas estaduais. “Da nossa parte, da parte da Propesp, do Programa, da Faculdade de Educação, nós estamos aqui de portas abertas para novas turmas de mestrado, a turma de doutorado, ou qualquer outra parceria que a Seduc entenda ser importante com a Universidade Federal do Amazonas”, expôs o reitor. 

A coordenadora do PPGE, professora Fabiane Garcia, ressaltou o sucesso da parceria com a Seduc evidenciando os bons resultados apresentados pelos mestrandos. “Foi uma turma que teve 100% de formação, ou seja, todos que ingressaram, formaram. É importante relatar que a maioria conseguiu terminar antes do tempo”, exemplificou. “É motivo de muito orgulho para nós formarmos os professores que estão na educação básica. É a certeza que esta Universidade contribui verdadeiramente com a educação pública de qualidade, porque ela sabe que futuramente estes estudantes que estão lá na educação básica, o nosso grande sonho é que eles cheguem aqui também na Universidade”, pontuou. 

Também organizadora do livro, a professora Arminda Mourão fez a apresentação da obra à sociedade. “Essa obra representa um pacto, uma parceria entre a Universidade e a Seduc. E eu quero dizer que nós, do PPGE, somos a famosa resistência em defesa da escola pública. Nós vamos pra cima. E vamos inclusive pra cima da Seduc, da Semed [Secretaria Municipal de Educação de Manaus], mas isso não inviabilizou a possibilidade de estar junto, de estarmos construindo novas possibilidades”, explicou a professora. “Eu espero que a nossa parceria continue e vai continuar. A Universidade e a Seduc discutem o convênio para o doutorado, com possibilidade também de mestrado, de modo que possamos escrever a nossa história juntos. Porque nós, juntos, poderemos construir muito e poderemos encaminhar políticas que respondam o anseio da população, da comunidade”, apontou.

Representando a Seduc, a diretora do Departamento de Políticas e Programas, professora Adriana Antonaccio parabenizou a Universidade pelo trabalho feito em relação ao mestrado do PPGE e se colocou à disposição para dar continuidade à parceria. “Eu desejo que nós possamos formar ainda mais mestres, começar este processo de doutorado, que é um processo inédito na história do nosso Estado com essa parceria. No que depender do Departamento de Políticas e Programas, enquanto eu lá estiver, vocês terão o meu apoio”, disse. “Magnífico senhor reitor, muito obrigada pelo seu empenho, pelo empenho da sua equipe. A Ufam busca a nossa secretaria em prol de conquistarmos ainda mais uma educação pública de qualidade”, afirmou.

Bruno Dias, egresso do PPGE, representou os demais colegas de turma e autores das pesquisas que deram origem ao livro lançado nesta sexta-feira. “Desejamos que realmente aconteça, que chegue na ponta, para que o processo educacional possa avançar de maneira segura e eficaz para que tenhamos uma sociedade não somente justa, mas colaborativa, mais humana e que realmente possamos, juntos, construirmos aquilo que tanto almejamos que é igualdade para todos”, declarou. 

 

Para adquirir o livro, entre em contato com o PPGE: 

E-mail da secretaria: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefones: (92) 3305-1181 Ramal: 1185 / (92) 99142-3465.

 




 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página