Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Produtora rural de Presidente Figueiredo visita Laboratório de Análise de solos da FCA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Produtora rural de Presidente Figueiredo visita Laboratório de Análise de solos da FCA

  • Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 15h26
  • Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 15h34
  • Acessos: 770

Um discurso muito repetido diz que ‘as pesquisas realizadas nas universidades não saem de seus muros’. Nos últimos dois anos essa afirmação tem caído em desuso em razão da procura de explicação para o momento por qual estamos vivendo. A pandemia estabeleceu uma corrida da sociedade em busca de pesquisas que explicassem o que era o vírus mais letal que afetou a população mundial em diversos aspectos e, sobretudo, a busca por soluções. A ciência ganhou a mídia global e se tornou a referência para dar explicações sobre a pandemia e divulgar suas pesquisas em todas as áreas do conhecimento. O Projeto ‘Solo Fértil no Amazonas’ da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam está levando conhecimento para produtores rurais dos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, além de receber no último mês, a visita de uma produtora rural que veio conhecer o funcionamento do Laboratório de Análises de Solos. 

O projeto de extensão ‘Solo Fértil no Amazonas’, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), fez um caminho inverso, apesar da FCA realizar pesquisas ao longo de muitas décadas e levar para a população fora de seus muros, recebeu uma produtora rural de Presidente Figueiredo, que veio conhecer o trabalho de análise de solos no Laboratório de Gênese e Mineralogia de Solos da unidade acadêmica. 

A produtora rural Maria Zenilde Matias Dia Santos visitou os laboratórios de solos da Ufam e conheceu o funcionamento dos laboratórios da FCA. Maria Zenilde produz hortaliças na área agrícola da comunidade Serra do Sol, situada em Presidente Figueiredo e em dezembro do ano passado participou de um minicurso sobre “Amostragem de Solo”, atividade do Projeto de Extensão “Solo Fértil no Amazonas”, coordenado pelos professores Afrânio Neves (Centro de Ensino a Distância-CED/Ufam) e Hedinaldo Lima (FCA/Ufam). O projeto está sendo desenvolvido nos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, onde aborda a importância da análise de solo, capacita os produtores para a coleta de amostras, além de disponibilizar 1.000 análises de solo para os produtores dos dois municípios.

No dia 24 de fevereiro, Maria Zenilde conheceu o Laboratório de Gênese e Mineralogia de Solos para acompanhar todo o processo que antecede o envio das amostras de solo para análise. No dia seguinte foi recebida pelo coordenador do Laboratório de Solos da FCA, onde acompanhou a rotina de análises de solo do laboratório, conheceu equipamentos, metodologias e cuidados necessários para a realização das análises de fertilidade do solo. Há mais de cinco anos o Projeto de Extensão FERTIAMAZON já realizou o serviço de análise de fertilidade do solo de mais de 3.500 amostras do Amazonas e estados vizinhos. Zenilde se sentiu feliz com o minicurso e com as informações recebidas na Ufam sobre fertilidade do solo. A produtora rural estimula colegas a procurarem informações técnicas na Ufam  buscando o uso racional de insumos agrícolas e maximização de lucros. 

“Após o minicurso em sua comunidade, o entusiasmo e vontade de aprender mais sobre a fertilidade do solo da produtora rural só aumentou. Depois de algumas trocas de mensagens com os professores da Ufam, Maria foi convidada a visitar os laboratórios de solo da FCA e acompanhar a rotina de análises de solo”, destacou o coordenador do projeto ‘Solo Fértil no Amazonas’, professor Afrânio Neves. Também ressaltou que o Projeto tem contribuído para identificar os melhores solos para plantio por meio da análise do solo. “O projeto de Extensão Solo Fértil no Amazonas está chegando em comunidades rurais dos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo levando uma temática de extrema importância para o setor agrícola: a análise do solo. Até fim do ano ainda teremos muitos progressos, pois durante os minicursos realizados nas comunidades temos a oportunidade de conversar com os produtores sobre o dia a dia deles e os principais problemas na produção agrícola. É muito gratificante para nós professores quando conseguimos alcançar os produtores rurais, levar o conhecimento e aprender com as pessoas que tem como profissão a agricultura”, concluiu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página