Página inicial > Últimas Notícias > Egressos e discentes indígenas da Ufam lançam livro ’Paneiro de Saberes - Transbordando reflexividades indígenas’ no próximo sábado, 5

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 18h03
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 18h08

texto Assessoria do Evento e editado por Irina Coelho -Equipe Ascom/Ufam

No próximo sábado, 05 de março, às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam), em parceria com a Editora Mil Folhas, faz o lançamento do livro ’Paneiro de Saberes -  Transbordando reflexividades indígenas’, no Bahserikowi - Centro de Medicina Indígena e Biatuwi - Casa de Comida Indígena, localizado na Rua Bernardo Ramos, 97 - Centro, Manaus – AM. O título compreende a importância da abertura plena e simétrica da universidade à riqueza e à complexidade dos conhecimentos antropológicos indígenas.

O evento comemora 10 anos de políticas afirmativas direcionadas aos povos indígenas e é organizado por Justino Sarmento Rezende, liderança do povo Tuyuka e doutor em Antropologia pela Ufam. Quem quiser chegar para almoçar pratos da culinária indígena e conhecer o espaço, o local abre às 11h para visita e restaurante.

Sobre a obra

A publicação é composta por trechos de artigos de 12 antropólogos e antropólogas indígenas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). A obra dá continuidade à proposta da editora, por meio do selo Mil Saberes, de criar um espaço editorial que possibilite a ampla difusão das vozes e sabedorias dos povos indígenas, das comunidades tradicionais e da comunidade acadêmica, que buscam recriar outros mundos possíveis para as atuais e futuras gerações.

“O livro mostra como os povos indígenas estão se organizando na questão educativa, relendo e assumindo a interlocução de suas histórias, como novos agentes. Provoca novas compreensões ao leitor, ao apresentar um novo modo de pensar e descolonizar o pensamento, trazendo reflexões indígenas atuais. Cada texto transborda ou aponta outros saberes, não à toa essa palavra faz parte do título”, explica Justino Sarmento Rezende. A obra tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Autores:

Roberto Suarez Rengifo,