Página inicial > Últimas Notícias > Diretora do Daest se reúne com vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU)

• Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 11h35
  • Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2022, 14h26

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Diretora do Departamento de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Daest/Ufam), professora Karime Bentes, esteve reunida, na manhã desta sexta-feira, 25, com o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Alexandre Frederico Carvalho.
Em pauta, a promoção de melhorias no funcionamento das linhas de ônibus que atendem a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, atualmente, 11 linhas de ônibus atendem as demandas da Universidade, com frota total de 68 veículos.

Demandas apresentadas

Durante o encontro, a diretora do Daest, professora Karime Bentes, destacou as principais demandas estudantis quanto ao funcionamento da frota que atende a Ufam. “Os alunos reivindicam que os ônibus que atendem o Campus Universitário Arthur Virgílio Filho retomem as atividades sem a cobrança de tarifa no traslado Setor Sul - Setor Norte da Universidade; o aumento da frequência das rotas de integração, sendo o último horário às 22h10, considerando que a Universidade ministra aulas até as 22h, diariamente, e que os ônibus da Integração se dirijam até a Bola do Coroado e façam o retorno ao Campus. O Daest defende a permanência do aluno e aluna da Universidade e a questão do transporte público é essencial”, argumentou a gestora.

Integração até a rotatória

Presente na reunião, o representante da União Estadual dos Estudantes (UEE) e aluno do curso de História, Mateus Rodrigues, expôs a importância de o Integração contornar a rotatória do Coroado. “Nossa principal reivindicação é que o Integração, que atualmente vai até a entrada da Ufam, volte a passar pela bola do Coroado, pois muitos alunos em situação de vulnerabilidade moram nas proximidades e sem essa ida à rotatória nossa mobilidade fica bastante prejudicada”, propôs o estudante durante a reunião.

Reforço da frota

Aluna do curso de Comunicação Social - Jornalismo e membro do Conselho Universitário (Consuni), Rayane Garcia, apontou a demora dos ônibus passarem, o que ocasiona atraso dos alunos para as aulas presenciais. “Nós, estudantes, temos sido prejudicados pela demora dos ônibus e frequentemente temos chegado atrasados para as aulas. Ao mesmo tempo, desejo destacar e agradecer o apoio do Daest às nossas demandas”, ressaltou a aluna, que também é representante da União Nacional dos Estudantes no Amazonas (UNE/AM).

Aumento do custo operacional

Em resposta às demandas, a chefe da divisão de transporte coletivo do IMMU, Eliete Miranda, destacou que houve aumento do custo operacional do transporte coletivo durante a pandemia de COVID-19. “Neste período de pandemia, tivemos elevação do preço de tudo e isso impactou diretamente os custos do transporte coletivo, pois a tarifa é paga por quilômetro e, quanto maior o custo, maior o valor do subsídio pago pela Prefeitura. Para otimizar o sistemas, precisamos da lista dos cursos que estão funcionando presencialmente na Ufam para realizarmos os ajustes necessários”.

Pesquisa

O vice-presidente do IMMU, Alexandre Frederico Carvalho, anunciou que promoverá nova pesquisa quanto ao fluxo de estudantes do Campus Universitário que utilizam transporte coletivo para a destinação da frota adequada. “O transporte coletivo funciona dependendo da demanda, que é registrada eletronicamente e apresentada em relatórios de prestação de contas aos órgãos de fiscalização. A situação da Ufam, hoje, depende diretamente do retorno presencial de todos os cursos. A partir disso, podemos planejar a programação para a disponibilidade de motoristas. Nós nos comprometemos a promover uma pesquisa na Ufam para estabelecermos uma programação mais precisa quanto ao fluxo de estudantes que utilizam efetivamente o transporte coletivo e, de acordo  com essa demanda, destinarmos a frota adequada para a demanda da Universidade”, pronunciou-se o gestor do IMMU.