Página inicial > Últimas Notícias > INC promove Ciclo de diálogos sobre decolonial na educação nos meses de fevereiro, marco e abril

• Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 15h47
  • Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 15h47

O projeto de extensão/Parec intitulado “Dialogando sobre educação, decolonialidade e interculturalidade crítica na tríplice fronteira amazônica do Brasil-Colômbia-Peru”, coordenado pela professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) promove ciclos de diálogos articulado à temática da educação, decolonialidade e interculturalidade crítica na tríplice fronteira amazônica do Brasil com a Colômbia e o Peru.

O evento pretende reunir professores, pesquisadores, acadêmicos, movimentos sociais e grupos de pesquisa interessados em conhecer e/ou aprofundar o debate decolonial na educação, nos meses de fevereiro, março e abril de 2022.

Acesse o link para participar do evento: https://www.facebook.com/gepeif.ufpa

O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia da Universidade Federal do Pará (Gepeif/UFPA), Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA), e Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS/Ufam) e o Projeto de Pesquisa UFPA/CNPq, “Formação de Professores na tríplice fronteira amazônica do Brasil-Peru-Colômbia: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa”.

De acordo com a coordenação do evento, com o resultado, espera-se contribuir significativamente para repensar a educação a partir da decolonialidade no território fronteiriço, colaborando para que os sujeitos amazônicos atuem de forma participante, potencializem seus modos de produzir conhecimento e se comprometam com o coletivo e seus modos de ser, estar e sentir o território frente à Colonialidade do poder, do saber e do ser.

Segundo a coordenação, será fornecido certificado de participação expedido pela Proext/Ufam por lista gerada no ato de cada evento.

PROGRAMAÇÃO

FEVEREIRO - 25/02/2022 (sexta-feira) às 13h no horário de Benjamin Constant, às 14h no horário de Manaus e às 15h no horário de Brasília

Temática do diálogo: Interculturalidade, Decolonialidade e Educação na Fronteira

Convidados:

• Dr. José Maria Trajano Vieira – Prof. Instituto de Natureza e Cultura/UFAM, Pós doutorando na UNICAMP
  • Dr. Raimundo Nonato Pereira da Silva – prof. do Instituto de Filosofia, Ciências humanas e sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social - UFAM
  • Ma. Maria Auxiliadora dos Santos Coelho – Prof. Instituto de Natureza e Cultura/UFAM, Membro da Rede da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia.

Mediador: Prof. Dr. Waldir Ferreira de Abreu – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e Vice coordenador da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia

MARÇO (25/02/2022) (sexta-feira) às 13h no horário de Benjamin Constant, às 14h no horário de Manaus e às 15h no horário de Brasília

Temática do diálogo: Educação decolonial e intercultural nas Amazônias

• Dr. João Colares da Mota Neto – Coord. Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia/ Professor na Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Pará
  • Dr. Salomão Mufarrej Hage – Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e Líder do grupo de Pesquisa GEPERUAZ
  • Maria Francisca Nunes de Souza – Doutoranda do PPGE/UFAM, Prof. Universidade Federal do Amazonas

Mediador: Prof. Josenildo Santos de Souza – Professor no Instituto de Natureza e Cultura/UFAM, Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação/ UFPEL

ABRIL (22/04/2022) (sexta-feira) às 13h no horário de Benjamin Constant, às 14h no horário de Manaus e às 15h no horário de Brasília

Temática do diálogo: Pedagogias decoloniais: reflexões sobre práticas e formação de professores

• Waldir Abreu Abreu – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e Vice coordenador da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia
  • Zulma Palermo – Universidade Nacional de Salta/Argentina
  • Vanda Ortega Witoto (Estudante do Curso de Pedagogia e movimento indígena no Amazonas)

Mediadora: Prof. Me. Maria Auxiliadora dos Santos Coelho - Prof. Instituto de Natureza e Cultura/UFAM, Membro da Rede da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia.