Página inicial > Últimas Notícias > Mestranda do PPG em Educação lança obra que trata sobre representatividade LGBTQI+ e o público infantil

• Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 15h43
  • Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 16h22

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam), Raescla Ribeiro, publicou recentemente o livro “Mamãe Noel de Nina, por meio da Editora Metanoia (RJ) e foi selecionado para fazer parte da campanha de incentivo à cultura, Programa “Eu faço cultura”, do Ministério do Turismo.   A obra trata de questões da representatividade LGBTQI+ e o público infantil.

Raescla Ribeiro é professora da Rede Pública de Ensino, militante no Coletivo Banzeiro Feminista, colaboradora do “Miga Sua Lôca Cultura e Diversidade”, idealizadora e mediadora do “Projeto Mana, escreve!”. A autora acredita que "Mamãe Noel de Nina" carrega um papel importante no cenário da Literatura Infantil Amazonense, pois, até onde tem conhecimento, é uma das primeiras obras que apresenta o tema voltado para a  representatividade LGBTQI e o público infantil.

Diferenças

“A obra promove um olhar positivo a outras configurações de família que não se encaixam ao modelo tradicional. Além disso, o livro convida os pequenos leitores e as pequenas leitoras a uma viagem por imagens e narrativas fantásticas do território amazônico”, disse.

“O livro “Mamãe Noel de Nina” busca criar mais representatividade e respeito às diferenças. É uma história com protagonismo feminino, negro, LGBTQI+ e amazônida. A família de Nina se distingue do modelo tradicional e contempla outras configurações familiares. As personagens, em sua maioria, são mulheres negras. Para além de todas essas novas representações, o livro é ambientado na Amazônia e traz destaque para vários elementos da região. Dessa forma, raça, território, gênero e sexualidade ocupam as prateleiras da literatura infantil com esta obra”, expôs.

A edição conta com o prefácio escrito por Beatriz Mascarenhas, atriz amazonense, dramaturga, escritora e roteirista da Mauricio de Sousa Produções. Já as ilustrações são da artista e modelo amazonense Raissa Mell.

Contribuição

A autora é egressa do Curso de Pedagogia da Ufam pela qual contribui para seu processo de elaboração de textos para crianças. Ela lembra das disciplinas e dos professores que agregaram na formatação de textos infantis, como:  "Literatura Infantil" ministrada pelo professor Carlos Humberto, "A criança e as Artes" ministrada pelo professor Márcio Bernardo, "Linguagem oral e escrita" ministrada pela professora Michelle Bissoli. Bem como os artigos científicos, as dissertações e atividades acadêmicas desenvolvidas pelas professoras Ilaine Inês Both, Arlene e Raiolanda, comentou.

“Com o mestrado estou tendo a oportunidade de ampliar as reflexões a cerca da Amazônia, o que tem me feito criar personagens que melhor representem este território com mais freqüência”, completou.

Reconhecimento

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), professora Fabiane Maia, disse que a publicação da obra de Raescla Ribeiro é motivo de orgulho para a Universidade, em razão de seu reconhecimento junto ao público amazonense. De acordo com a docente, apesar da temática não fazer parte da área de concentração do Programa, a obra apresenta uma metodologia atrelada ao processo científico.

Sinopse da obra

Nina é uma menina muito feliz, cercada de amor por suas mães e seu avô. Mas existe uma época do ano em que Nina fica ainda mais feliz: o Natal. Momento no qual ela aguarda ansiosamente a sua querida Mamãe Noel. Um dia, Nina resolve contar aos coleguinhas da escola sobre a incrível Mamãe Noel. Mas, infelizmente, eles recebem a notícia com muita desconfiança. Então, Nina tem uma grande ideia e com a ajuda de sua família cria o que ela chama de “O melhor primeiro livro da Mamãe Noel do mundo, escrito por Nina e sua família feliz” e mostra para todos os seus amiguinhos e amiguinhas que existe “Papai Noel Menina, sim!”. A Mamãe Noel de Nina é uma mulher negra, amazônida e muito aventureira.

Sobre o Programa

O Programa "Eu Faço Cultura", do Ministério do Turismo, é uma  iniciativa que parte da Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei 8.313/91, tem como objetivo democratizar e impulsionar o mercado cultural. Além de valorizar os artistas locais e amparar o pequeno e médio produtor cultural, o projeto tem a missão de responsabilidade social de formar plateias com a população mais afastada do consumo cultural.

Link para a obra: https://www.eufacocultura.com.br/Home/Produto/19533

Instagram: @ raescla