Página inicial > Últimas Notícias > Ufam dá as boas vindas aos novos estudantes estrangeiros do Programa PEC-G

Ufam dá as boas vindas aos novos estudantes estrangeiros do Programa PEC-G

• Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 12h09
  • Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 12h09

A Ufam, por meio da Reitoria e da Assessoria de Relações Internacionais e interinstitucionais (Arii) dá as boas vindas aos seis novos estudantes de mobilidade selecionados pelo Programa "Estudantes-Convênio de Graduação  - PEC-G" , provenientes de Camarões, Congo, Gabão, Gana, Haiti e República Democrática do Congo já estão matriculados no semestre letivo 2021/1, nos seguintes cursos: Agronomia, Direito, Engenharia de Petróleo e Gás, Medicina, Odontologia e Comunicação Social - Relações Públicas.

Ao todo, a Ufam tem 21 estudantes estrangeiros participantes do PEC-G. Como as atividades presenciais estão suspensas, a recepção aos novos alunos precisou ser transferida para depois do retorno presencial, mas isso não impede que eles recebam toda a atenção que precisam nesse primeiro momento. A Arii e as unidades acadêmicas oferecem toda ajuda possível para os novos alunos.

“Como estamos em isolamento, foi adiada a acolhida pessoal aos estudantes, porém eles estão sendo acompanhados de perto (por mensagem e emails) para que possam ser orientados e encaminhados a cada unidade acadêmica e cada curso. Quando as atividades presenciais retornarem, nós iremos organizar a recepção”, informa o assessor da Arii, professor Henrique Oliveira.

Farouk Alhassan tem 22 anos e é um dos estudantes participantes do PEC-G. Vindo de Gana, ele já está há quase dois anos no Brasil. O primeiro ano foi dedicado ao aprendizado da língua portuguesa, condição para participar do programa. Farouk cursa o primeiro período de Medicina na Ufam. “O Brasil é um país bacana, os brasileiros são legais, e sempre foi meu sonho estudar aqui, desde que eu era criança, então é um sonho realizado”, declara. “Acabei de começar, mas está tudo certo, amei. E é um prazer estudar medicina na Ufam”, completa.

O PEC-G

O Programa PEC-G oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o Programa estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. Os estudantes contemplados pelo programa  assumem o compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.