Página inicial > Últimas Notícias > Programa Capes/Bafagri de graduação sanduíche no exterior está com inscrições abertas até 15 de fevereiro

• Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 16h40
  • Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 16h47

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (ARII/Ufam) divulga Edital GR n. 06/2002 para inscrição do Programa Capes/Bafagri até o dia 15 de fevereiro de 2022. O Programa objetiva promover intercâmbio acadêmico, modalidade graduação sanduíche, ano acadêmico 2022/2023 na França. As inscrições ocorrem por meio do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

De acordos com o titular da ARII , professor Henrique Pereira, o programa atende somente os discentes da Área Agrária que envolvem os cursos de   Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, de todos os campis, vinculados à Ufam, para intercâmbio acadêmico, modalidade graduação-sanduíche, no ano acadêmico 2022/2023, nas escolas francesas do grupo France Agro3 (ESA d’Angers, ISA Lille, École d’Ingénieure de Purpan e ISARA Lyon), no âmbito do Programa Capes/Brafagri.

São oferecidas quatro vagas, sendo uma vaga para cada curso de graduação referenciado em que terá duração de quatro a doze meses, com início em setembro de 2022. Dentre os requisitos básicos para que o discente possa participar do processo seletivo, estão: ser brasileiro nato, naturalizado ou portador de visto permanente e devidamente matriculado na Ufam, nos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos ou Zootecnia no Campus Manaus.

Dentre os critérios de pré-seleção, os candidatos passarão por duas etapas: 1ª. Etapa (eliminatória): Verificação da documentação e homologação das inscrições e a 2ª. Etapa: Avaliação do histórico escolar e coeficiente de rendimento; Pontuação do currículo, conforme critérios estabelecidos no formulário de pontuação de currículo (Anexo III); Avaliação oral, considerando-se os seguintes itens: 1. Expressão de ideias e articulação; 2. Capacidade de argumentação; 3. Conhecimento dos aspectos socioeconômicos e culturais da região e país de destino.

Para o assessor, a Ufam integra um conjunto de Universidades Federais, como as do Ceará e Goiás que estão alinhadas as Escolas Superiores da França. Ele conta que o Programa de Mobilidade resultará em efeitos positivos, em que o discente terá sua exposição ao ambiente daquele país europeu, como também adquirirá experiência acadêmica nas diferentes Instituições Superiores da França.

Acesse Edital GR n° 06/2022;

Anexo I;