Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP) estão abertas até dia 28 de fevereiro

• Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 15h48
  • Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 15h48

Departamento de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Daest/Ufam) informa aos estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação presencial que o Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 42 de 20 de janeiro de 2022, está com inscrições abertas para bolsas do Programa Bolsa Permanência (PBP). O Programa de Bolsa Permanência (PBP), criado em 2013, busca enfrentar as desigualdades sociais e étnicas raciais. O valor da Bolsa é de R$ 900,00.

Inscrições

Os interessados devem fazer as inscrições no site do Ministério da Educação (MEC), entre os dias 24 de janeiro e 28 de fevereiro, e há a necessidade de análise prévia  das devidas comissões e da homologação do Daest. Para se candidatar à bolsa, o estudante deverá seguir os seguintes passos:

1. Realizar sua inscrição diretamente no site do Programa, preenchendo corretamente todos os dados solicitados e anexando os documentos exigidos nos espaços reservados no site, no momento da inscrição.
  2. Após realizar a inscrição (incluindo o preenchimento dos dados e o envio das documentações pelo site do PBP), os interessados na bolsa deverão comunicar a sua candidatura ao benefício enviando e-mail para sua unidade e anexando cópia digitalizada legível, sem cortes dos documentos e conforme a orientação do PBP-MEC, a fim de as documentações sejam analisadas pelas devidas comissões.

Unidade

MANAUS

ICET

ISB

INC

ICSEZ

IEAA

1. Acompanhar o cronograma de homologações, conforme calendário abaixo:

Se enviar e-mail para sua unidade nesse período

Lista de homologação sairá até

24/01/2022 a 04/02/2022

09/02/2022

05/02/2022 a 18/02/2022

23/02/2022

19/02/2022 a 28/02/2022

04/03/2022

Para aqueles que ficarem com alguma pendência, casos omissos

31/03/2022

Os documentos precisam estar corretamente preenchidos e assinados. E ao digitalizá-los a recomendação é que estejam em um desses formatos: pdf, jpg e png, com tamanho de até 2MB. Se uma documentação estiver em mais de uma página, deverá ser convertido para arquivo único. Não serão aceitos documentos físicos e todo o processo será realizado de forma digital. Entretanto, é importante  guardar as documentações originais para envio posterior, caso seja solicitada.

Mais informações no site do MEC e no site da Pro-Reitoria de Gestão de Gestão de Pessoas da Ufam