Página inicial > Últimas Notícias > Proext recebe vista de secretário de educação de Nhamundá e firma parceria para evento pedagógico

• Publicado: Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 12h01
  • Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 12h13

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

O títular da pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam), professor Almir Oliveira de Menezes, e sua equipe técnica receberam nesta quinta-feira, 20, a visita do secretário de Educação do Município de Ndamundá (distante a 382 quilometros de Manaus), Josivaldo Lima, para firmar parceria quanto à participação da Universidade no processo de competição acadêmica (Decatlo Acadêmico), por meio do Projeto Extensão Pé de Vento que ocorrerá em 8 de outubro de 2022, naquele município.

O Decatlo acadêmico será aplicado testes com 10 questões de diferentes disciplinas, como: Língua Portuguesa, História, Química, Ciências, Geografia, Matemática , envolvendo alunos do Ensino Médio das Escolas Municipais  José Galdêncio e Nossa Senhora do Carmo. Além dessa atividade, a Universidade oferecerá de forma antecipada ao evento, uma Oficina Continuada para professores. É uma grande oportunidade que a Ufam está ofertando aquele município, comentou o secretário de Educação.

O titular da Proext, professor Almir de Menezes, disse que o projeto de extensão “Pé de Vento” é uma ação de inclusão às políticas e aos programas sociais que visem a combater todas as formas de discriminação e violência e tem o objetivo de atender a população dos municípios do Amazonas que estejam em situação de vulnerabilidade. Por conta disso, o professor disse que “é  um projeto extremamente estratégico de ampliação das ações de extensões da Ufam no interior”.

Para o pró-reitor, é um projeto que tem como foco, de maneira geral, estabelecer uma relação forte com os municípios do interior do estado do Amazonas. “A extensão é necessariamente caracterizada por um diálogo transformador entre Universidade e sociedade, mediado pela ciência, pela tecnologia, por meio de metas e propósitos a serem alcançados”, comentou.

“O projeto Pé de Vento, assim como outros projetos de extensão da Universidade federal do Amazonas integra a outro maior que é de aproximar a Universidade da realidade concreta, cotidiana, dos anseios e desejos das populações de comunidades da Amazônia profunda, da Amazônia Ocidental”, expôs o pró-reitor.

Ele conclui que, “...estamos diante de uma grande iniciativa que tem no primeiro momento um objetivo fáustico de atingir a todos os municípios do estado do Amazonas e que esses possam estabelecer contato conosco para soluções de problemas, desenvolvimento de ideias e possibilidades de serviços”.

A diretora do Departamento de Ações Afirmativas, professora Cláudia Guerra, acrescentou que “a Proext sempre apóia às instituições públicas e comunitárias no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas, com ênfase na inclusão social”.