Página inicial > Últimas Notícias > Coordenadores da Obmep no Amazonas comemoram o desempenho dos estudantes amazonenses na 16° Olimpíada de Matemática

• Publicado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 15h03
  • Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 15h19

Com 13 medalhas de ouro, 33 de prata e 126 de bronze, estudantes do Amazonas obtiveram o melhor desempenho da Região Norte na competição

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Os professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Cícero Mota e Disney Douglas, respectivamente, coordenador da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) da capital e coordenador da olimpíada nas escolas do interior, comemoram o desempenho dos estudantes do Amazonas na 16 edição da Obmep.

Amazonas em destaque

De acordo com a divulgação do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), os alunos das escolas públicas do Amazonas conquistaram 13 medalhas de ouro, 33 de prata e 126 de bronze, o melhor resultado da Região Norte do país, seguido pelo Estado do Pará, com 3 medalhas de ouro, 22 de prata e 80 de bronze e Tocantins, com 2 de ouro, 18 de prata e 63 de bronze.

“A Obmep é projeto nacional que há mais de 15 anos vem contribuindo para a melhoria do ensino no Brasil. O desempenho do Amazonas no evento tem melhorado ano a ano, graças ao empenho dos alunos e professores do Estado e dos municípios. Os alunos que conquistam medalhas participam de programa de iniciação científica júnior, sob a supervisão da professora Juliana Ferreira”, declarou o professor Cícero Mota.

Preparação

O professor Alexandre Duarte da Silva comenta como foi a preparação dos alunos da Escola Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, premiada na Olimpíada brasileira de matemática (OBMEP) com 2 medalhas de prata, 1 de bronze e 25 menções de honra. “Para a participação nessa competição nacional de matemática, os alunos tiveram a preparação comigo em aulas presenciais, ocorridas no contraturno e de forma voluntária. Superamos grandes desafios causados pela pandemia, como a falta de ritmo e o déficit em conteúdos anteriores não abordados, mas no final deu tudo certo”, declarou o professor da escola situada na zonal Sul de Manaus.

Medalha de ouro

Andrey de Souza Oliveira, aluno do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus conquistou medalha de ouro na Olimpíada. “A Obmep é sempre uma prova divertida de fazer, não pela facilidade, mas justamente pelos desafios da prova. É sempre gratificante chegar na resposta certa de uma questão complicada, você se sente recompensado pelo seu esforço. Esta certamente é a melhor parte. Estou muito feliz com mais essa conquista”, afirmou o aluno, que já conquistou medalhas em outras edições da Obmep, como a de ouro na 13° edição (foto à direita), de prata na 14° edição e a de ouro na  15° edição.

Medalhas demais estados da Região Norte

Confira as conquistas dos demais estados da Região Norte: Rondônia com 1 medalha de ouro, 3 de prata e 61 de bronze; Acre com 1 de ouro, 3 de prata e 60 de bronze; Roraima,  com 2 de prata e 65 de bronze e Amapá, com 1 de prata e 62 de bronze.

Para conferir o resultado completo da Olimpíada, acesse: Premiação Obmep 16 edição

Sobre a Obmep

A Obmep foi criada pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).