Página inicial > Últimas Notícias > Resultado de uma parceria com a Tim, Ufam recebe Biosite para reforçar cobertura de dados no Campus Universitário

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 11h30
  • Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 11h34

Em sintonia com a política ambiental adotada pela Universidade, o Biosite desenvolvido e patenteado pela TIM consiste em um poste metálico capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma torre clássica em sua própria estrutura

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações da Tim

No mês de julho foi ativado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) o Biosite, o décimo site sustentável do estado. Ativado pela Tim, o equipamento integra projeto de ampliação da cobertura da companhia telefônica no Campus Universitário.

Segundo o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufam, analista de sistemas Jorge Carlos Magno, o Biosite melhora a qualidade, principalmente, do serviço de dados. “A implantação do Biosite consiste em um passo importante para melhorar a qualidade de sinal de telefonia 4G para a comunidade acadêmica dentro da área da UFAM, principalmente no setor norte”, destacou o diretor.

Sintonia com política ambiental da Ufam

A definição do espaço físico e o apoio técnico para instalação do Biosite na UFAM foi realizada em conjunto com a equipe de engenharia da Prefeitura do Campus Universitário, considerando o menor impacto ambiental possível e a baixa poluição visual. O reitor, professor Sylvio Puga, ressalta que a nova tecnologia instalada na Ufam está em sintonia com a política ambiental adotada na Universidade. “É muito gratificante quando podemos avançar tecnologicamente e, ao mesmo tempo, atender as expectativas socioambientais da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, conforme prevê a política ambiental instituída em nossa Universidade”, ressaltou o reitor.

Solução inovadora

O gerente de Engenharia e Acesso Móvel da TIM Centro-Oeste, Anderson Machado, afirma que o Biosite é similar a um poste de iluminação e possui capacidade de tráfego semelhante a de um site normal, além de pode ser implantando em qualquer região. “É uma solução que permite reduzir o impacto visual em relação às torres tradicionais, já que necessita de menor espaço físico para a estrutura da antena. Além disso, o uso do Biosite reflete o foco da TIM em, cada vez mais, buscar alternativas inovadoras para a melhoria da qualidade dos seus serviços em prol da satisfação dos clientes”, declarou o gestor.

Poste multifuncional

Por sua característica multifuncional, o poste pode ser utilizado também como ponto de iluminação e, futuramente, para instalação de câmeras de segurança.