Página inicial > Últimas Notícias > Reitora em exercício, diretora do Daest e coordenadora dos Restaurantes Universitários da Ufam em Manaus acompanham a retomada das atividades do Restaurante Universitário do setor Sul do campus Universitário Arthur Virgílio Filho

• Publicado: Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 13h29
  • Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 14h37

Durante o primeiro dia de retomada das atividades presenciais na Ufam, as gestoras  fiscalizaram o atendimento às regras estabelecidas pelo Plano de Biossegurança da Universidade, divulgaram o levantamento sobre as demandas dos Restaurantes Universitários do campus Manaus, consumiram as refeições oferecidas pelo RU e anunciaram inspeções semanais e mensais

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A reitora em exercício da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Terezinha Fraxe, a diretora do departamento de Assistência Estudantil (Daest) da Universidade, professora Karime Bentes e a coordenadora dos Restaurantes Universitários da Ufam, professora Klélia Santos, inspecionaram os serviços do Restaurante do setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, na tarde desta segunda-feira, 10, primeiro dia de retomada das atividades presenciais na Ufam.

Durante a inspeção, as gestoras fiscalizaram o atendimento às regras estabelecidas pelo Plano de Biossegurança da Universidade, como o respeito ao distanciamento social de 1,5 m; lavar as mãos com água e sabão por, pelo menos, vinte segundos, retirar a máscara de proteção apenas durante a alimentação, evitar conversas e uso de celular durante as refeições; divulgaram o  levantamento sobre as demandas dos RU’s do campus Manausconsumiram as refeições oferecidas pelo Restaurante Universitário e anunciaram inspeções semanais e mensais.

Inspeções semanais e mensais

A reitora em exercício, professora Terezinha Fraxe, afirmou que o importante para a Ufam é trazer todos de volta, com a segurança e o cuidado que todos merecem. “Estamos aqui nesse dia de retomada das atividades presenciais para ouvir vocês sobre os serviços oferecidos e também acompanhar de perto como estão sendo executados. Nada melhor do que estar junto com vocês, para entendermos as necessidades de nossos alunos. Sejam muito bem-vindos e contem com a Ufam sempre. Farei essas inspeções mensalmente. Semanalmente, elas serão realizadas pela professora Karime Bentes, futura pró-reitora de Assistência Estudantil”, anunciou a gestora.

Levantamento semanal

O levantamento sobre as demandas dos RU’s do campus Manaus tem o objetivo de estimar a demanda dos Restaurantes Universitários semanalmente. A coordenadora dos Restaurantes Universitários da Ufam em Manaus, servidora Klélia Santos, destacou que, além de obedecerem a todas as orientações do plano de biossegurança, é muito importante  que os alunos respondam o questionário constantemente. “É através desse levantamento que temos o quantitativo adequado de refeições que devem ser elaboradas, evitando, dessa forma, desperdícios e mantendo a qualidade das refeições fornecidas, ressaltou a gestora dos 4 RU’s da Ufam em Manaus, a saber RU da Faculdade de Medicina, RU da Escola de Enfermagem, RU do setor Norte e RU do setor Sul do campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Compra dos tickets

Ela também orientou que os alunos adquiram o ticket da refeição fora do horários consumo dos alimentos. “Para evitar aglomeração, solicitamos que os alunos comprem o ticket fora do horário do consumo. O caixa fica aberto das 6:30 até as 20h no RU do setor Sul para a compra do ticket alimentação”, reforçou.

Nova empresa e funcionamento dos demais RU’s

A diretora do departamento de Assistência Estudantil, professora Karime Bentes, afirmou que, conforme o levantamento demonstre aumento do fluxo de pessoas, o RU do setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho retomará as atividades também. “É importante que se destaque que estamos com uma nova empresa trabalhando no RU. Conhecíamos as dificuldades da empresa anterior. No momento, aguardamos que o número de alunos seja suficiente para reabrir o restaurante do setor Norte. O RU da Escola de Enfermagem e Medicina estão em pleno funcionamento e os restaurantes universitários das unidades acadêmicas fora da sede irão reabrir, gradativamente, com a celeridade possível”, ressaltou a professora Karime Bentes.

Calouros e veteranos satisfeitos com serviços do RU

A aluna do segundo período do curso de Ciências Farmacêuticas , Dayane Oliveira Fernandes, está feliz por ter as primeiras atividades presenciais na Universidade. Ela encarou com tranquilidade todas as regras de biossegurança estabelecidas pela Universidade. “É tudo novo pra mim. Tive minha primeira aula presencial de Bioquímica de Alimentos. O professor apresentou a disciplina. Não houve aglomeração, meus colegas mantiveram a distância adequada, todos estavam de máscara. Demorei um pouco a achar o Restaurante Universitário, mas os seguranças da Universidade me orientaram. Tomei meu café, gostei da refeição oferecida e agora aguardo o almoço. Ainda não sabia do levantamento semanal, mas agora que já sei, vou responder tão logo possível”, declarou.

O aluno Daniel Ribeiro da Silva, do quinto período do curso de Licenciatura em Educação Física, elogiou o empenho da gestão da Universidade em oferecer melhores serviços nos RU’s. “Sou veterano e posso afirmar que está tudo organizado, somos orientados o tempo inteiro acerca das normas de biossegurança, e a comida, está bem melhor. Estou bastante satisfeito!”, declarou o graduando.

Confira matérias relacionadas:

Daest faz levantamento sobre demanda do RU do campus Manaus

Regras de condutas são aplicadas para retorno das atividades nos RU's da Ufam