Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Eletrônica Manduarisawa do curso de História faz chamada de artigos para publicação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Revista Eletrônica Manduarisawa do curso de História faz chamada de artigos para publicação

  • Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 12h36
  • Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 13h37
  • Acessos: 727

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Revista Eletrônica Discente Manduarisawa do curso de História da Universidade Federal do Amazonas abre chamada de artigos para o dossiê “História das Violências de Gênero Contra Mulheres”. O prazo para o envio dos textos é até o dia 29 de janeiro de 2022.

A chamada completa para o envio de textos está na página da revista. A revista também está aberta constantemente para o envio de artigos em fluxo contínuo, bem como resenhas e entrevistas.

Pesquisas históricas

A historiografia ocidental tem, frequentemente, se dedicado ao estudo das histórias das mulheres na sociedade, sendo crescentes os debates intelectuais em torno de gênero e sexualidade desde o século XX, no entanto, nota-se que estudos envolvendo gênero não demoraram a provocar reverberações no campo da história, sendo que as renovações historiográficas trazidas pela Escola dos Annales, pela Nova História ou pelas interpretações frequentemente colocadas sob o termo generalista “Pós-Modernismo” permitiram a emergência do tema como uma verdadeira subdisciplina.

No caso brasileiro, é importante destacar que os estudos sobre história das mulheres ou história e gênero tornam-se cada vez mais proeminentes, mas leituras específicas sobre as histórias das violências de gênero contra mulheres ainda são parcas. Assim, considerando-se a relevância do problema e a aparente falta de visibilidade de estudos históricos específicos sobre o tema, o intuito deste dossiê é o de reunir trabalhos resultantes de pesquisas históricas que abordem a temática, tendo particular interesse - embora não exaustivo - nos seguintes temas: a constituição histórica do conceito de violência de gênero; a cultura patriarcal como cultura histórica; a história da historiografia sobre violências de gênero; relações históricas entre mídia e violências de gênero; os crimes de "defesa da honra" em perspectiva histórica.

“Encorajamos perspectivas pautadas pela interseccionalidade (aqui sugerida como ferramenta analítica) e buscamos contribuições que coloquem em diálogo, interdisciplinarmente, os estudos históricos com democracia, movimentos sociais, justiça, legislação, comunicação”, organizadores (professores Angelita Pereira Lima (FIC/PPGIDH/UFG) Ana Paula de Castro Neves (PPGIDH/UFG); Giovana Nobre Carvalho (PPGIDH/UFG) e Luciano Rodrigues Castro (PPGIDH/UFG).

Confira o edital completo aqui. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página