Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Letras realiza Seminário de Literatura no próximo dia 19
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faculdade de Letras realiza Seminário de Literatura no próximo dia 19

  • Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 13h49
  • Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 14h02
  • Acessos: 501

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Em sua sétima edição, o curso de Língua e Literatura em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas, realiza o VII Seminário de Literatura de 2021 (VII SeLit 2021), no dia 19 de novembro e tem como tema “Da margem, as vozes: mulheres escritoras e sua força excêntrica”, enfatizando a produção de mulheres invisibilizadas pelo cânone. O Seminário será transmitido pelo meet: os links estarão disponíveis a partir do dia 16 de novembro, na página do CECLA, no instagram: https://instagram.com/ceclaufam?utm_medium=copy_link e no facebook: https://m.facebook.com/pg/CECLA/posts/ .

O evento compõe o calendário de eventos do Curso de Língua e Literaturas em Língua Portuguesa (CLLP), contando com a realização do Grupo de Pesquisa Relações de Gênero, Poder e Violência em Literaturas de Língua Portuguesa e do GEPELIP. São três eventos que acontece no dia 19 de novembro, das 18h às 21h: o ‘VII SeLit, II Mostra Procad Amazônia e III Mostra de Pesquisa: Literatura em destaque’.

O Seminário contará com três convidadas que, além de pesquisadoras e professoras, lidam com a materialidade do livro: a professora Maria do Rosário Alves Pereira coordena um grupo de edição no CEFET, de Minas Gerais, e contribuiu na reedição do romance Lésbia, cuja primeira edição data de 1890. A professora Heleine Fernandes de Souza é poetisa e pesquisadora, tendo seu livro ‘A poesia negra-feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento’, publicado pela Editora Malê, em 2020, e ‘Nascente’, sua estreia em poesia, publicada este ano pela editora Garupa. A professora Fernanda Rodrigues de Miranda teve sua tese premiada com o Prêmio Capes de Teses 2020, na área de Letras e Linguística; sua pesquisa estabelece o recorte de 1859 até 2006, analisando a produção de autoras negras brasileiras.

Já é tradição o SeLit  abrigar a mostra de pesquisas realizadas pela Iniciação Científica da Flet e, nesta edição, abriga a III Mostra de pesquisa: Literatura em destaque, com diversas pesquisas na área da Literatura e da análise do discurso.                                        

Junto ao VII SeLit, a novidade será a II Mostra Procad Amazônia (Ufam-UEA-UnB): Amazônia – Escrita Possíveis: memória, interpretação, alteridades, quando pesquisadores que compõem o projeto apresentarão resultados parciais das pesquisas realizadas. 

Não será necessário realizar a inscrição antecipada. Isso ocorre durante as palestras, será afixado um formulário de inscrição, a partir do qual será emitido um certificado aos ouvintes.

Ver programação da III Mostra de pesquisa: Literatura em destaque

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página