Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas até a quarta-feira, dia 10, para o mestrado em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h02
  • Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h09

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em nível de mestrado acadêmico, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus de Humaitá, torna público a abertura das inscrições, até quarta-feira desta semana, dia10, para o processo de seleção de candidatos para o Programa.

O edital nº 40/2021 torna público as inscrições para o exame de seleção de candidatos para o ingresso no primeiro semestre de 2022 no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Poderão prestar o exame de seleção portador de diploma ou finalistas de curso superior reconhecido pelo MEC ou equivalente em áreas afins. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet e serão efetuadas através do formulário de inscrição, obtido no endereço http://ppgca.ufam.edu.br/, devidamente preenchido, assinados e digitalizados no formato PDF e enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Programa dispõe das seguintes linhas de pesquisas na área de concentração: Ambiente e Sociobiodiversidade: linha de pesquisa 1 – Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico; linha de pesquisa 2 – Sociedade, Biodiversidade e Sustentabilidade do bioma amazônico. A lista dos docentes do curso, respectivas linhas de pesquisa e número de vagas disponíveis constam no Anexo I do Edital. O Exame de Seleção será realizado em três etapas. Poderão ingressar no curso os candidatos aprovados e classificados nos termos do edital de seleção, desde que cumpram as exigências para a efetivação da matrícula, inclusive a entrega do comprovante de conclusão do curso de graduação reconhecido pelo MEC ou equivalente.

Serão oferecidas 19 vagas, sendo 10% das vagas regulares destinadas a servidores internos da Universidade, do quadro permanente e 20% total das vagas regulares destinadas às vagas suplementares. As vagas suplementares visam atender a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016, disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/12052016.