Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Universidade Federal do Amazonas participa da 300ª Reunião do CAS em Porto Velho
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Universidade Federal do Amazonas participa da 300ª Reunião do CAS em Porto Velho

  • Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 17h05
  • Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 11h58
  • Acessos: 335

Ufam apresentou na Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), sua capacidade na gestão de projetos e na formação de recursos humanos qualificados para a região

 

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
Foto: Emerson Martins (Sepror)

 

A Universidade Federal do Amazonas participou da 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) que teve como pauta o projeto de integração para a Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira. A Reunião ocorreu nesta semana, em Porto Velho, no estado de Rondônia, e contou com a apresentação das ações planejadas ou em execução dos governos Federal, do estado do Amazonas, Acre e Rondônia, além de empresas privadas, instituições de pesquisa e de ensino superior. 

Em reunião do Conselho de Administração da Suframa, em Porto Velho (RO), durante esta semana, a Ufam expôs a sua capacidade de infraestrutura e de recursos humanos na gestão de projetos de desenvolvimento da região, como também na formação de mão de obra qualificada. O reitor da Ufam, Sylvio Puga, esteve presente ao evento, como também pró-reitores e pesquisadores da Instituição que apresentaram aos participantes do evento (Pitch Day) como a Ufam pode atuar em diversas áreas.

“A participação da Ufam foi para demonstrar a capacidade de infraestrutura e de recursos humanos pra tocar projetos com o apoio da Lei de Informática dentro das áreas que nós já desenvolvemos pesquisas e também em parceria com outras instituições das localidades. Esses projetos podem ser tantos projetos de pesquisas e desenvolvimento, quanto de formação para que nós possamos gerar novos recursos humanos dentro de áreas que a Ufam já tenha ou que possa buscar formar pessoas. A ideia foi prospectar projetos para as empresas e a partir daí a gente conseguir construir projetos que pudesse  envolver unidades fora da sede, especialmente nesse caso, o campus de Humaitá” , ressaltou a pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec/Ufam), professora Tanara Lauschner. 

O Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Produção Rural (Sepror) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou as ações planejadas e/ou em execução para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio no Sul do Estado, durante o evento.

A reunião itinerante teve a presença de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus, dos estados de Rondônia, Amazonas e Acre, e da Ufam que participaram de palestras temáticas sobre a ZDS Abunã-Madeira.

A Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira é um projeto que busca alcançar 32 municípios, localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. O projeto é considerado um fomento para o desenvolvimento sustentável da região e dos estados envolvidos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página