Página inicial > Últimas Notícias > ICSEZ/Ufam participa de reunião que aborda a plataforma de conexão da Rede Rhisa. O evento acontece nesta sexta-feira, 22

• Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 13h12
  • Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 13h13

Por Tereza Teófilo / Rede Rhisa

Professores, pesquisadores dos Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação instalados na região do Baixo Amazonas terão a oportunidade de conhecer como a Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa) está trabalhando para proporcionar visibilidade à ciência praticada no interior do Estado.

O Instituo de Ciências Sociais, Educação e Zootenia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam) participa da reunião que acontece nesta sexta-feira, 22, às 9h, no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA).

O projeto da Rede Rhisa é uma iniciativa do Instituto Acariquara com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Ufam, financiado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), o qual tem o objetivo de promover uma conexão com mais de 100 mil pesquisadores e entidades por meio do uso de uma plataforma voltada à divulgação e à promoção de projetos e soluções no campo da ciência, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Para o coordenador da Rhisa, professor Henrique Pereira, o município de Parintins é atrativo para a Rede por concentrar um número expressivo de pesquisadores e grupos de pesquisa do Amazonas.

“Estamos dando segmento às incursões da Rhisa pelo interior do Amazonas e Parintins por ser o segundo maior centro urbano do nosso Estado, não poderia estar fora dessa ação de lançamento e apresentação da Rede. O município é um importante polo universitário, com a presença de instituições particulares e públicas como a Ufam, UEA e o Ifam, além de ser um importante centro econômico e político da mesorregião do baixo amazonas, reunindo um número significativo de pessoas que produzem ciência”, afirmou Pereira.

A mobilização da Rede Rhisa já esteve nos municípios de Coari, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Manicoré, Careiro, Silves, Itapiranga, Humaitá e Lábrea. A missão Rhisa também chegará ao município de Tabatinga e a partir de 2022, a plataforma será apresentada aos professores, pesquisadores dos Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação dos demais Estados que compõem a Amazônia Ocidental.

Mais informações: www.rhisa.org