Página inicial > Últimas Notícias > II Entis aborda crise, trabalho e saúde durante a pandemia, de 25 a 27 de outubro

• Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 12h06
  • Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 12h09

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Na próxima semana, de 25 a 27 de outubro, ocorre o II Encontro Nacional de Trabalho Interdisciplinar e Saúde (Entis). Com o tema “Crise, trabalho e saúde no Brasil: dilemas no contexto de pandemia de covid-19”, o evento será completamente virtual. Inscrições gratuitas, abertas até o primeiro dia do Encontro. Vagas limitadas.

O evento tem como objetivo socializar o conhecimento produzido sobre a temática no contexto brasileiro, permitindo diálogos frutíferos entre pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas de Serviço Social, Ciências Sociais, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, dentre outros.

A programação do II Encontro inclui a abertura oficial na segunda-feira (25), às 17h, e a palestra de abertura, ministrada pela professora Elaine Rossetti Behring, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a qual abordará o tema “Crise do capital e pandemia”, das 17h30 às 19h30. Já no dia 26, serão realizados 12 minicursos com subtemas como “Saúde mental em tempos de pandemia”, “Trabalho, saúde e pandemia” e “Autocuidados pós-covid: uma abordagem interdisciplinar”, todos das 14h às 17h. Fechando o dia, ocorre a mesa-redonda “Produção do conhecimento e enfrentamento da pandemia”, composta por Maria Jacirema Gonçalves (Ufam), Gonzalo Vecina Neto (USP), Marcos Lacerda (UEA/Fiocruz) e Maria Isabel Bellini (PUCRS), de 18h as 20h30.

No último dia, das 14h às 17h, ocorrem os grupos de trabalho, seguidos pela mesa-redonda de encerramento do evento “Lutas e caminhos possíveis para superação da crise”, das 18h às 20h30. Participam os professores: Maria Inês Bravo (UERJ), Gersem Luciano (Ufam) e Eliana Cyrino (Unesp).

Como ocorreu na primeira edição em 2019, a proposição para a realização do Entis resulta da articulação de três programas de pós-graduação em Serviço Social de diversas unidades da federação, a saber: Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Pará e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que possuem um projeto de cooperação acadêmica por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad Amazônia).

Para mais informações, consulte a programação completa.