Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > E-book "Socioeconomia e pesca ribeirinha" está disponível online
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

E-book "Socioeconomia e pesca ribeirinha" está disponível online

  • Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 15h30
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 15h30
  • Acessos: 671

O livro “Socioeconomia e pesca ribeirinha", organizado pelas professoras Lucirene Aguiar de Souza e Maria Angélica de Almeida Corrêa, ligadas ao Departamento de Ciências Pesqueiras, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), está disponível online, de forma gratuita, e pode ser acessado AQUI ou por meio do QR code ao lado. A publicação apresenta, em cinco capítulos, conhecimentos sociais, econômicos e ecológicos sobre a pesca e estilo de vida ribeirinha dos povos amazônidas. 

De acordo com a docente e organizadora da obra, professora Lucirene Aguiar de Souza, o Amazonas é um estado onde a pesca é fundamental para a segurança alimentar da região. “Nós resolvemos organizar esse livro no intuito de dar uma contribuição para o conhecimento dessa temática tão importante para nossa região. Este livro se constitui em um apanhado de trabalhos científicos, resultante de processo colaborativo entre pesquisadores, professores e estudantes para contribuir nas discussões sobre as inúmeras e complexas questões relacionadas à socioeconomia dos povos ribeirinhos, principalmente no que diz respeito à atividade da pesqueira. Este tema é sempre atual e relevante na nossa região, pois diz respeito a uma população é um recurso natural que estão sujeitos a serem frequentemente colocados em segundo plano nas políticas públicas regionais”, enfatizou. 

A docente disse ainda que espera que a obra possa estimular mais estudantes e pesquisadores na constante busca sobre a compreensão do modo de vida das populações tradicionais, e assim gerar subsídios para garantir perspectivas de solução para o desenvolvimento regional e possibilitar futuras medidas de administração dos recursos pesqueiros de forma sustentável. “Não há dúvida da importância da pesca no momento atual, onde os recursos pesqueiros representam importante fonte de renda, trabalho e alimento tanto de habitantes da cidade quanto na zona rural. Assuntos diversos são objetos de estudo, entre eles: alimentação ribeirinha, extrativismo animal (caça e pesca), espécies alvo e áreas de pesca da atividade pesqueira comercial. Dessa forma, esperamos que este livro sirva de base para aqueles que se interessam por essas temáticas, permitindo novas interpretações sobre os assuntos abordados em face da complexidade que o tema pesca tem na atualidade. Agradecemos aos autores pelo seu comprometimento, disponibilidade e dedicação para a construção dessa obra”, finalizou a professora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página