Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Museu Amazônico promove exposição sobre patrimônio cultural indígena que faz parte da 15ᵃ Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Museu Amazônico promove exposição sobre patrimônio cultural indígena que faz parte da 15ᵃ Primavera dos Museus

  • Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h25
  • Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h50
  • Acessos: 411

Desde segunda-feira, 20, acontece a 15ᵃ Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Museus: perdas e recomeços” é o tema desta edição que reúne museus de todo o Brasil para refletir os museus enquanto lugares de guarda de bens de variados momentos da vida humana, que aguardam recomeços. O evento acontece até 26 de setembro.

O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) integra a programação do Ibram, e apresenta a exposição virtual “Em risco muito antes de 1988” com objetos da coleção do Ibama.   A coleção abriga objetos de cultura material indígena que foram apreendidos em operação realizada pelo Ibama, no ano 2000, e que seriam revendidos no exterior. Transferidos para o Museu Amazônico em 2002, na forma de depósito, estão sob a guarda da instituição e somam mais de 2.000 itens.

A mostra propõe a reflexão e sensibilização sobre o trato do patrimônio cultural indígena que requer de todos os agentes sociais, ações voltadas à preservação e à proteção de nossos bens culturais, levando em conta que saídas ilegais de objetos da cultura material indígena marcam perdas a todos os brasileiros.

Com a mostra, o Museu Amazônico objetiva dar visibilidade a uma, dentre tantas outras lutas indígenas, na tentativa de garantir a proteção de todos os seus bens e manifestações culturais, conforme o art.215 da Constituição Federal de 1988, e o estabelecimento de relações mais dialógicas com os povos indígenas, enquanto local de guarda, preservação e comunicação.

Para Diretora da Divisão de Difusão Cultural, professora Carolina Brandão Gonçalves Dias, os Museus são mais que espaços de memória, como locais de produção e partilha  podem ajudar a desenvolver a consciência cidadã e o sentimento de compromisso social com a historia. De acordo com ela, em função da pandemia, o Museu Amazônico visualizou suas práticas lançando-se nas redes digitais, ampliando desse modo seu grau de acesso junto ao público.

Acesse o link da exposição: 

https://www.instagram.com/p/CUIja7UL066/?utm_medium=copy_link

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página