Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Pesar - Ivon Carlos da Silva Lobato, docente aposentado da Faartes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota de Pesar - Ivon Carlos da Silva Lobato, docente aposentado da Faartes

  • Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 13h50
  • Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 13h53
  • Acessos: 543

É com imenso pesar que a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) lamenta o falecimento do professor Ivon Carlos da Silva Lobato, docente aposentado da unidade, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 22 de setembro. Toda a nossa comunidade acadêmica, da graduação à pós-graduação, presta solidariedade e votos de conforto aos amigos e familiares do mestre, que tantos ensinamentos e memórias felizes nos deixou.

“Ivon é um dos pioneiros na arte-educação no Amazonas, participou da formação de gerações de egressos dos cursos de Educação Artística e Artes Visuais da Ufam. Homem crítico e engajado, dedicou-se e participou de importantes ações da Ufam de interiorização e democratização do ensino de Artes Visuais” (Prof. João Gustavo Kienen, diretor da Faartes)

“O Ivon foi meu professor na Faculdade de Artes, então Departamento de Artes (Departes), na primeira metade dos anos 2000. Lembro que, à época, bastava um aluno interessado na turma para ele se empolgar e discutir com paixão questões que iam além da arte, que envolviam o sistema no qual estamos inseridos. É assim que ele ficará em minha memória, com aquele brilho nos olhos!” (Profa. Priscila Pinto)

“Meus sentimentos e solidariedade aos familiares do Prof. Ivon Lobato, um dos pioneiros da Arte-Educação no Amazonas e que muito contribuiu na construção acadêmica da Faculdade de Artes!” (Prof. Francisco Carneiro)

“Hoje é um dia triste para nós, egressos e professores da Faculdade de Artes. Perdemos um colega, um companheiro de luta. Como aluno da primeira turma 1981, embora tenha formado depois de sua turma, o Ivon foi um dos mais atuantes no movimento pelo reconhecimento do curso de Educação Artística, que se concretizou quando já era professor do antigo Departamento de Educação Artística. Como professor, formou várias gerações de professores de Educação Artística (Música e Desenho), Artes Plásticas e Artes Visuais, nas disciplinas como Teoria da Cor, História da Arte, estágio, entre tantas outras ministradas para outros cursos da Ufam, como Design e Arquitetura. Ficam as recordações, as colaborações, e aqui ressalto o Projeto FUARTE, no qual pude contar com sua intensa participação em todas as edições nos anos 1990, as viagens, as risadas e os embates que também faziam parte de seu temperamento forte, mas necessário para seguirmos construindo a Faculdade que hoje somos. Adeus, colega!” (Prof. Jackson Colares)

“O professor Ivon foi aluno do curso de Educação Artística, com habilitação em Desenho. Prestou concurso e passou a fazer parte do quadro efetivo da Ufam, no ano de 1991. Em nosso primeiro FUARTE (1992), ele fez uma xilogravura para a identidade visual – ‘Arte por toda parte’, que estampamos nas camisetas. Batalhador pela Arte-Educação no Amazonas, ministrou aulas nos cursos do PEFD/Artes Plásticas, no Sequencial de Expressão Visual em Parintins, além das turmas do PARFOR/Artes Visuais e em Música. Além de docente, construiu uma amizade muito profunda entre os alunos, que permanece até hoje, por todos os municípios em que ele ministrou aulas. Para mim, ficam meus profundos agradecimentos por ter tido a oportunidade de trabalhar com ele. Que tenha uma vida de paz eterna!” (Profa. Rosemara Staub)

registrado em:
Fim do conteúdo da página