Página inicial > Últimas Notícias > PPGAS realiza Seminário de 10 anos de Ações Afirmativas de 30 de setembro a 1º de outubro

• Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 13h48
  • Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 14h04

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) realiza o ‘Seminário 10 anos de Ações Afirmativas’ na próxima semana, dias 30 de setembro e 1º de outubro, em formato on-line com transmissão pelo canal da revista Wamon no YouTube, das 9h às 18h30.

A atividade é gratuita e as inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro pelo link https://www.even3.com.br/acoesafirmativasppgasufam. Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Seminário de 10 anos de Ações Afirmativas é um espaço comemorativo e, sobretudo, reflexivo entre discentes e docentes do PPGAS/Ufam, através do diálogo com convidadas/es/os de outros departamentos e/ou instituições, sobre as potencialidades das Ações Afirmativas, suas urgências (em um momento de possível reavaliação da Lei de Cotas em 2022) e suas necessárias expansões.

Ações Afirmativas nas universidades
As ações afirmativas constituem um marco político no processo de democratização da educação superior no Brasil, fruto das lutas dos movimentos sociais organizados. No âmbito da pós-graduação, desde 2002 as Universidades Públicas Brasileiras iniciaram políticas afirmativas direcionadas à inclusão da população negra (pretos e pardos), quilombola, indígena, pessoas transgênero e pessoas com deficiência.

Mesmo concomitante à discussão sobre ações afirmativas na graduação (marco na discussão pública que culminou na Lei de Cotas para o Ensino Superior 12.711/2012), não houve uma legislação federal para a pós-graduação. Sua elaboração ficou a cargo de leis estaduais; resoluções universitárias aplicadas aos programas da Universidade, como existente na Ufam (Resolução n. 10/2016); ou dos próprios programas de pós-graduação.

No âmbito da Antropologia, o PPGAS/UFAM foi pioneiro na implementação de reserva de vagas para candidatos indígenas desde 2011 e, a partir da resolução da Ufam de 2016, também para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), motivo que nos leva a realização desse seminário comemorativo dos 10 anos de Ações Afirmativas.

A presença universitária de pessoas e saberes que foram historicamente alijadas dos espaços de poder, não responde apenas às políticas de inclusão por melhores formações e títulos, mas permite à própria Universidade refletir sobre seu papel político, científico e pedagógico perante outros modos de vida e de conhecimento que desestabilizam continuamente as bases colonialistas da sua sustentação. Colocam novas questões e convocam a todas/os que ali se engajam a pensar e agir.

O Seminário de 10 anos de Ações Afirmativas é um espaço comemorativo e, sobretudo, reflexivo entre discentes e docentes do PPGAS/UFAM, através do diálogo com convidadas/es/os de outros departamentos e/ou instituições, sobre as potencialidades das Ações Afirmativas, suas urgências (em um momento de possível reavaliação da Lei de Cotas em 2022) e suas necessárias expansões.