Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Academia Stem promove debates sobre sustentabilidade aliada à tecnologia, de 7 a 10 de outubro    
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Academia Stem promove debates sobre sustentabilidade aliada à tecnologia, de 7 a 10 de outubro    

  • Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 14h50
  • Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 14h50
  • Acessos: 519

 

A Academia STEM, iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vai promover a '1st Amazon Stem Academy Conference (1st ASAC21)', entre os dias 7 e 10 de outubro. Trata-se de uma conferência totalmente online e gratuita com a presença de especialistas para debater sobre tecnologia, inovação, educação e sustentabilidade.

A conferência será transmitida por meio do canal no YouTube da Academia Stem e as inscrições para participar do evento, que garante certificado de horas, podem ser feitas gratuitamente no site:  https://www.asac21-stem.com.br/

Destacando a oportunidade de unir a formação de engenheiros e a promoção da sustentabilidade, nos quatro dias de conferência ocorrerão diversas atividades como trilhas de conhecimentos, palestras, mesas redondas, oficinas e as apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes e professores dos cursos de engenharia da Academia Stem.

O coordenador-geral da Academia Stem, Jucimar Maia Junior, destaca a importância de trazer debates dentro dessa temática para todos os públicos. "Sabemos que há muitas mudanças que podemos fazer para contribuir positivamente com o meio ambiente. Realizar um evento como esse nos dá a oportunidade de, não só trabalhar esse assunto com estudantes e jovens, mas também incentivar trabalhos que promovam mudanças significativas", afirma.

O Projeto Academia STEM é incentivado pela Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA, de acordo com a Lei 8.387/91.

Programação

A abertura da conferência acontecerá no dia 7/10, às 10h, com a apresentação dos coordenadores responsáveis pelo evento e com a palestra "Formação em Engenharia: Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade", sob comando do Líder do Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Maurilio Albanese Novaes.

No dia 8/10, o tema principal será "Um caminho para a Eficiência Energética & Indústria 4.0", que contará com a participação de professores da UEA. Dentro dessa temática, será realizada a palestra "Telecomunicações e Novas Tecnologias", com o representante da EXSTO Tecnologia, José Domingos Adriano.

No mesmo dia, acontecerão palestras sobre "Tecnologias Habilitadoras da Industria 4.0", "Energias Renováveis", "Eficiência Energética no contexto da Industria 4.0" e "Sistemas Embarcados e Industria 4.0", respectivamente com os engenheiros, Miguel Angel Orellana (Samsung), Claudio Gonçalves (UEA), Raimundo Cláudio Gomes (UEA) e Angilberto Muniz Ferreira (UEA).

A temática principal do dia 9 será "Tecnologias Digitais e a Indústria 4.0". O representante da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Augusto César Barreto Rocha, abordará o assunto. Em seguida, acontecerá a a mesa redonda "Oportunidades e Desafios no Mercado de Trabalho na Área de Computação", com Karla Picanço (Sidia), Joana Darc da Silva (Fundação Paulo Feitosa), Wallison da Costa Coutinho, (CESAR School) e Natacsha Ordones Raposo (Méliuz).

O debate sobre "A Engenharia de Produção à Serviço da Sustentabilidade" começa às 10h com a professora da UEA, Joelma Monteiro de Carvalho, e às 11h, terá uma roda de conversa com o tema "Construindo a carreira dos sonhos: da graduação à Pós-graduação" com participação da professora da UEA, Carly Pinheiro Trindade.

O último dia da conferência, 10/10, tratarão da temática "A Inteligência Artificial associada à Automação Integrada: Sociedade, Tecnologia e Inovação", com o professor da UEA, José Ruben Sicchar Vilchez. Após a palestra, começa a mesa redonda sobre "Trajetória do Acadêmico: De calouro à Professor Pesquisador", com os professores da UEA: Marlene Araújo de Faria, Walter Andrés Vermehren, Almir Kimura Junior, Rodrigo Farias Araújo e Moisés Pereira Bastos.

Por fim, terá a apresentação dos últimos projetos dos alunos, seguido por uma atividade cultural e o encerramento do evento às 17h.

Mais informações, acesse o link: https://www.asac21-stem.com.br/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página