Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Faartes promove atividades sobre o Setembro Amarelo, entre os dias 20 e 23 setembro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faartes promove atividades sobre o Setembro Amarelo, entre os dias 20 e 23 setembro

  • Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 13h54
  • Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 13h58
  • Acessos: 812

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) elaborou uma programação dedicada ao debate sobre saúde mental, com artistas convidados e especialistas. As atividades acontecerão de 20 a 23 de setembro pelo Google Meet: meet.google.com/yan-wftq-ryc.

“Setembro Amarelo é para lembrarmos todos os dias que precisamos nos apoiar, dar as mãos e perceber a essência do outro. A cor amarelo simboliza luz, calor, felicidade, alegria e inspiração. Que possamos sempre iluminar e inspirar a vida de todos, assim seremos sempre luz uns para os outros”, afirma a coordenadora acadêmica da Faartes, professora Lucyanne Afonso.

No dia 20, a programação começará às 14h30, com a abertura e lançamento da exposição virtual “Mãos, palavras do corpo”, da Galeria de Arte da Ufam (GAU), que pode ser acessada em https://sites.google.com/ufam.edu.br/gau. Em seguida, às 16h, o psicólogo Kennedy Ferreira profere a palestra “Saúde mental e os benefícios das artes e da musicoterapia”.

No dia 21, às 14h, a psicóloga Amanda Tundis, servidora da Unidade SIASS/Ufam, falará sobre “Saúde mental e a importância do autocuidado”. Às 15h, a psicóloga Franciene Rebello, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, discutirá o tema “Comunicação assertiva no dia a dia”.

O Setembro Amarelo da Faartes segue no dia 22, às 14h, com a atividade “Quando voltar a primavera... por onde andarão nossas flores?”, com o relações públicas Ives Montefusco.

Performance

No dia 23, a professora e artista visual Bruna Mazzotti apresentará a performance “Dar a Beijo”, que será realizada por videoconferência, em sala virtual própria a ser informada individualmente para os inscritos. As inscrições e instruções estão disponíveis em https://bit.ly/dar-a-beijo. O prazo de inscrição se encerra às 16h do dia 22 de setembro.

A realização da performance buscará responder: como beijar a partir da córnea? Como alcançar outrem pela distância? Essas e outras perguntas permeiam uma investigação em andamento na dissertação “Entre imagens da intimidade: estratégias para conjugar performance arte e sonho”, de Bruna Mazzotti, estudante de mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA/UFRJ).

Programação: 

registrado em:
Fim do conteúdo da página