Página inicial > Últimas Notícias > XXVI ENAPET ocorre na próxima semana, 25 a 30, em formato virtual

XXVI ENAPET ocorre na próxima semana, 25 a 30, em formato virtual

• Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 17h24
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 11h50

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas, realizam na próxima semana, nos dias 25 a 30 de outubro de 2021, o ‘XXVI Encontro Nacional dos Grupos PET – ENAPET’, evento anual que reúne grupos PET/MEC e todos os outros grupos e programas que simpatizam com a educação tutorial de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil.

O tema desta edição do ENAPET é “O PET resiste: a educação não pode parar”. O evento propõe uma reflexão sobre a trajetória de lutas de conquistas do Programa e sobre a participação ativa da comunidade PETiana no desenvolvimento e fortalecimento da educação superior pública brasileira por meio do PET.

A comunidade PETiana de todo o Brasil estaria presencialmente reunida em Manaus para participar do XXVI ENAPET se não fosse a pandemia do novo coronavírus. O evento está sendo organizado por uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que defenderam a candidatura de Manaus como cidade-sede em 2020, sendo sede pela segunda vez, a primeira ocorrida em 2009. A decisão de apresentar a candidatura partiu de uma assembleia geral do INTERPET, ocorrida no final de 2019. Desde lá, os 17 grupos PET da Ufam e o grupo PET Biologia do Ifam tem se esmerado na organização do evento. Em razão à pandemia, o evento foi modificado para ocorrer virtualmente, semelhante ao do ano anterior.

O Encontro tem como objetivo discutir assuntos relevantes para o desenvolvimento do Programa e da educação brasileira como um todo, pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. O ENAPET engloba os Encontros por Atividade, que visam à discussão de alguma prática do PET, como troca de conhecimento entre os diversos Programas. Já nos Grupos de Trabalho são avaliados os encaminhamentos provenientes dos encontros regionais que serão discutidos na assembleia geral e abrange diversos conteúdos voltados para discussões sobre o Programa de Educação Tutorial.

O ENAPET é uma excelente oportunidade para os grupos PET exporem seus trabalhos acadêmicos no âmbito da tríade ensino/pesquisa/extensão, suas vivências, trocarem informações e experiências com grupos de diversas universidades e regiões do país, tudo isso com o intuito de colaborar com o desenvolvimento e aprimoramento de um pensamento social coletivo acerca de temas relevantes para a sociedade. Só nesta edição, foram submetidos mais de 400 trabalhos nas áreas de Saúde, Educação, Comunicação, Tecnologia, Meio Ambiente, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, entre outros.

“O PET é um programa diferenciado dentro das universidades e institutos federais, visto que é o único que alia ensino, pesquisa e extensão simultaneamente, contribuindo para a formação técnica e humanística dos participantes. Momentos como ENAPET servem para valorizar todas essa ações, e mostrar a importância do programa para a qualidade da educação nas instituições que o abrigam, assim como traçar estratégias para fortalecê-lo e valorizá-lo cada vez mais. Essa inédita parceria entre Ufam e Ifam, que se uniram para trazer esse importante evento a Manaus, serve para mostrar que o PET existe, resiste e que a educação não pode parar”, afirmou a tutora do PET Farmácia da Ufam, professora Fernanda Guilhon Simplicio.

Acompanhem as redes sociais do evento para estar por dentro das novidades: https://www.instagram.com/enapet2021/