Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Agricultura indígena do Povo Mura do Careiro da Várzea agora vai ser orgânica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Agricultura indígena do Povo Mura do Careiro da Várzea agora vai ser orgânica

  • Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 16h33
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 16h35
  • Acessos: 1204
 
Por Cloves Pereira/ Nusec Ufam
 
Os Mura do Careiro da Várzea solicitaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o cadastramento da Organização de Controle Social da Produção Orgânica do Povo Mura de Careiro da Várzea - OCS MURA CAREIRO DA VÁRZEA, vinculada a Organização das Lideranças Mura de Careiro da Várzea - OLIMCV.
 
Os Mura já produzem alimentos agroecológicos e buscam com a criação da OCS MURA CAREIRO DA VÁRZEA a venda direta dos seus produtos como orgânicos. A aldeia Mura Tucuma, por exemplo, já participa da AgroUfam e agora quer acessar o mercado institucional.
 
Tudo começou em 2019, com o Curso de Agricultura Orgânica, realizado na Aldeia Sissayma, no âmbito do Projeto de Extensão Universitária "Vivência Rural", coordenado pelos professores do Nusec Ufam, Cloves Pereira, Therezinha Fraxe, Jozane Santiago, em parceria com a Federação Estadual do Índio (FEI).
 
"Identificamos que a agricultura Mura é de base agroecológica, com alguns pontos a serem melhorados. Nosso papel tem sido traduzir conceitos da agricultura sustentável, valorizar práticas tradicionais de produção e aprimorar mecanismos de controle social", destacou professor Cloves Pereira.
 
A aldeia Mura Tucumã foi o primeiro grupo a solicitar o cadastramento. O próximo passo será a solicitação das aldeias Sissayma e Jabuti.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página