Página inicial > Últimas Notícias > Parfor-Eirunepé forma 18 profissionais em Licenciatura em Física

Parfor-Eirunepé forma 18 profissionais em Licenciatura em Física

• Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 20h07
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 20h13

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A cerimônia de outorga de grau a distância dos formandos do Curso de Licenciatura em Física, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Amazonas (Parfor/Ufam), do primeiro semestre do ano de 2021, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, transmitida on-line pelo Canal da Ufam (Youtube). Representando o reitor, professor Sylvio Puga, o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Túlio de Orleans Gadelha Costa, presidiu a sessão solene.

O paraninfo da turma, professor Walter Esteves de Castro Júnior e o representante da Secretaria Municipal de Educação de Eirunepé, Raimundo Nonato Pereira Bispo integraram a mesa de honra de formatura.

O diretor do ICE, professor Túlio Gadelha, ressaltou na ocasião que, em momento difícil de pandemia, a colação de grau da turma já deveria ter acontecido, no entanto, o importante é a sua realização que se consagra em momento de felicidade a todos e, parabenizou os formandos. Apesar das dificuldades para a formação, o professor acredita que foi um passo dado e, convida em nome da Universidade para que todos possam dar continuidade a formação, pois, afirmou que a Ufam está de portas abertas para recebê-los para a realização dos cursos de pós-graduação, e que possam ser excelentes na área escolhida.

O diretor expressa que o município irá se beneficiar com 18 novos profissionais que será refletido em curto prazo de tempo, permitindo assim que o Curso de Física crie referencias tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Ele conta que ao receber turmas de calouros sempre faz um questionamento: o que levou a fazer esse curso? O aluno responde que foi o professor de Física. “Então, se espera que a Ufam possa ter um mecanismo de mensurar esse reflexo de 18 formandos nessa região. Com certeza teremos mais alunos gostando de Física, porque, agora, temos mais professores com formação sólida”, completou.

O paraninfo e coordenador da turma, professor Walter Castro Júnior, relatou que não se deve esquecer que vivemos numa época em que algumas pessoas optam em negar sistematicamente o conhecimento objetivo, a crítica pertinente, as evidências empíricas, o argumento lógico, e que agindo dessa maneira espalham a desinformação. O docente comenta: “Quero expressar a minha crença na Ciência e pedir que exerçam a profissão de professores, acreditando nas pessoas, atuem profissionalmente na docência de forma ética e com empatia, contribuindo assim na formação de pessoas capazes de compreender, aprender e apreciar a beleza e harmonia das leis da natureza.

O licenciado em Física e oradora da turma, Jose Pereira da Silva, afirma que a Educação é o grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. O novo profissional acredita que esta, por sua vez forma profissionais qualificados com admirável formação acadêmica, e que deve ser pautada no cuidado ao ser humano. “Foram anos de dedicação, pois traz um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca pela estabilidade financeira. Chegou o momento de cada um de nós, seguir viagem sozinho, acreditando nas experiências compartilhadas no curso, e que elas possam alavancar a alegria de chegada ao destino projetado”, concluiu.

Confira a lista de formandos do Curso de Licenciatura em Física (Parfor/Eirunepé)

Aldeir Gomes das Chagas

Alfredo Bernardo de Souza Neto