Página inicial > Últimas Notícias > Minter em Artes Visuais (UFRGS/Ufam) tem primeiro Exame de Qualificação

Minter em Artes Visuais (UFRGS/Ufam) tem primeiro Exame de Qualificação

• Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 10h37
  • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 10h40

No último dia 06 de agosto ocorreu o primeiro Exame de Qualificação do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Artes Visuais, oferecido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com o Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na ocasião, o mestrando Maximílian Medeiros Rodrigues, de Parintins, apresentou os resultados parciais da pesquisa “Produção em arte digital: a água como elemento artístico na fotografia com smartphone”, orientada pela Profa. Dra. Teresinha Barachini (UFRGS). Participaram como membros da banca o professor Alberto Semeler (UFRGS), a professora Niura Legramante (UFRGS) e a professora Fabiana Wielewicki (ICSEZ/Ufam).

Segundo Maximílian, a dissertação aproxima o conceito de arte e tecnologia a partir da produção da fotografia artística. A pesquisa reflete sobre as possibilidades de criações através do exercício da captura e manipulação de imagens fotográficas, dissertando sobre: a captura de fotografias com o smartphone sobre a água, a exposição através de redes sociais e site, e a prática da errância na Amazônia.

Partindo da reflexão sobre a produção e o contexto das artes digitais, o autor considera que a prática da fotografia com smartphone e manipulação digital envolve a relação entre artista e criação contemporânea.