Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam participa de lançamento de rede de cooperação científica em São Gabriel da Cachoeira
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam participa de lançamento de rede de cooperação científica em São Gabriel da Cachoeira

  • Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 10h48
  • Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 11h16
  • Acessos: 659

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
Com informações e fotos da Rede Rhisa

A iniciativa visa promover uma conexão com mais de 40 mil pesquisadores e entidades por meio de uma plataforma voltada à divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da ciência e da tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Ufam é parceira no projeto. Mais de trinta pesquisadores, acadêmicos, representantes indígenas e de instituições de ensino e pesquisa participaram nesta quinta-feira (22), no município de São Gabriel da Cachoeira, distante 820 quilômetros de Manaus, do lançamento da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa). 

A Rede Rhisa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) em parceria com a Ufam e o Instituto Acariquara. A Rede conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedades. Durante o lançamento da Rede Rhisa, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da plataforma e como aderir ao projeto. 


“Com a Rede Rhisa, nós teremos disponível soluções que possam promover o bem estar social, a geração de renda, mais trabalho e oportunidades de negócios para a sociedade, transformando aquele conhecimento científico que foi gerado desde a pesquisa de base até a aplicação dos resultados feitos e isso faz uma diferença muito grande na nossa vida e no bem estar da humanidade’, destacou o titular da Sedecti, Jório Veiga.

Para a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, que também atua na coordenação da Rede Rhisa, a escolha do município de São Gabriel para início dos trabalhos da plataforma se deu pela relevância da região.

"Escolhemos São Gabriel porque estamos num ponto estratégico para o Brasil, no qual nós temos 23 etnias indígenas, 19 línguas faladas, um conjunto de pesquisadores indígenas e não indígenas com questões colocadas de todas as maneiras em diversas áreas como na arqueologia, antropologia, biologia, geologia. Nós entendemos que a Rede Rhisa é a oportunidade para que a gente possa conhecer como os pesquisadores estão trabalhando aqui, o que precisa para ser fortalecido e de que forma a pesquisa na Amazônia, a ciência e a tecnologia produzida aqui, pode sim servir para o desenvolvimento econômico, para as questões de justiça social, e principalmente para a salvaguarda dos povos tradicionais, e dos territórios indígenas e unidades de conservação”, afirmou a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, que também atua na coordenação da Rede Rhisa.

A programação em São Gabriel da Cachoeira será a primeira de uma série de atividades que as organizações desenvolvedoras da Rede Rhisa realizarão neste ano em pelo menos 11 municípios do Amazonas. A ideia é apresentar as estratégias e as ferramentas que serão utilizadas, a fim de formar uma densa rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação regional, para a troca de informações e experiências, apoio mútuo a projetos e interlocução com setores da sociedade, empresas e governos.

Além de São Gabriel, as mobilizações da Sedecti e Instituto Acariquara irão ocorrer também nas cidades de Tabatinga, Tefé, Coari, Lábrea, Humaitá, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Itacoatiara, Itapiranga e Silves.

“Recebemos aqui nessa campanha de engajamento em São Gabriel um grupo expressivo de pesquisadores, lideranças locais e de organizações que certamente vão contribuir para a ampliação da rede Rhisa nesse primeiro ano em que estamos atuando muito fortemente nos municípios a partir das próximas mobilizações e estamos muito otimistas com a consolidação desse projeto que a partir do ano que vem seguirá para os Estados da Amazônia Legal”, destacou o coordenador técnico da Rede Rhisa e ponto focal da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) na Ufam, professor Henrique Pereira.
 
A mobilização da Rede Rhisa com a apresentação da plataforma surpreendeu docentes e gestores da Educação que prestigiaram o encontro.

"Essa plataforma veio bem a calhar, pois vai nos deixar muito à vontade para que a gente possa inserir nossos projetos, dar mais visibilidade pra eles, fazer parcerias com outros pesquisadores da região, porque como é sabedor, esses pesquisadores que estão aqui mal nós sabemos o que eles estão pesquisando, então, essa plataforma vai unir e direcionar essa rede de colaboração para que no futuro, a gente possa corroborar e saber de outras pesquisas de outros pesquisadores da região e fortalecer com isso o nosso conhecimento e repassar para os nossos alunos e novos pesquisadores”, comentou a professora do Campus do Ifam de São Gabriel, Cleoni Virgílio da Silveira.

Para o assessor da Secretaria Municipal de Educação, Daniel Benjamin da Silva, da etnia Baniwa, a plataforma da Rede Rhisa chega como uma novidade para a região do Alto Rio Negro e será uma oportunidade para que os acadêmicos e pesquisadores do município possam absorver e trocar experiências em prol do desenvolvimento da região "Temos muitos intelectuais e acadêmicos que estão em campo aqui e será uma rede importante na qual poderemos socializar e buscar desenvolvimento”, enfatizou Daniel.

 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página