Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Novo livro relata o trabalho realizado por bibliotecários (o que são? O que fazem? E por que bibliotecários são importantes para a sociedade nos dias atuais?)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Novo livro relata o trabalho realizado por bibliotecários (o que são? O que fazem? E por que bibliotecários são importantes para a sociedade nos dias atuais?)

  • Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 17h12
  • Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 17h16
  • Acessos: 1190

Por Juscelino Simões baseado em texto enviado pelos autores

Equipe Ascom

Sem muitos termos técnicos, Thaís Lima Trindade e Thiago Giordano Siqueira organizaram uma obra que apresenta algumas possibilidades de resposta à questão: Por que precisamos de bibliotecários?

Alguma vez figurados em filmes e desenhos ou histórias em quadrinhos como uma pessoa séria, que usa óculos, atrás de um balcão pedindo silêncio ou emprestando um livro. Certamente você se deparou com essa imagem e se questionou sobre essa pessoa. Biblio o quê? Ou ainda se questionou sobre a necessidade de um curso superior de pelo menos quatro anos para tão somente “emprestar livros”?

A história poderia soar como um movimento corporativista, se não fossem bibliotecários protagonizando histórias reais e que resolveram abrir o jogo e relatar as práticas diárias destes profissionais em diferentes vertentes na obra “Por que precisamos de Bibliotecários?”, publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua).

Thaís Trindade e Thiago Siqueira contaram com um time de profissionais “fora de série” que empreendem ações fora do que é comumente conhecido como funções de bibliotecários. No livro em formato de capítulos os autores se tornam relatores das atividades que desenvolvem – contando como fazem, o que os motiva, quais as suas percepções, que oportunidades e as barreiras identificadas que se deparam no cotidiano dos seus afazeres.

Uma coletânea de casos com o objetivo de ampliar a visibilidade dos bibliotecários na sociedade, enfatizando sobre o que é Biblioteconomia e o que faz ou pode fazer um bibliotecário – para quem não é bibliotecário possa reconhecer, animar-se e inspirar-se a conhecer os aspectos que não estejam apenas associados aos livros.

“Esperamos que as pessoas apreciem a leitura e possa conhecer o escopo dos campos de atuação da Biblioteconomia mostrando a necessidade de mais pessoas entrarem nela ou ainda, aqueles que já fazem parte, encontrar formas de expandir as suas oportunidades”, ressaltou Thiago Siqueira.

O e-book está disponível para download gratuito no repositório institucional da @ufam (acesse: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5897).

 Sobre os organizadores

Thaís Lima Trindade

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Gestão de Arquivos Empresariais, Mestre em Ciências da Comunicação, ambos pela Universidade Federal do Amazonas. Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (PPGCINF, UnB).

Thiago Giordano de Souza Siqueira

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas. Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília (PPGCI, Unesp).

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página