Página inicial > Últimas Notícias > Rede Ebserh lança edital para multiplicadores de simulação em saúde

Rede Ebserh lança edital para multiplicadores de simulação em saúde

• Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 09h17
  • Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 09h23

São 431 vagas em 17 centros de treinamento nas cinco regiões do país. Na região Norte, o HUGV é o único centro formador habilitado

Estão abertas as inscrições para selecionar profissionais a serem capacitados como Multiplicadores em Simulação em Saúde, promovido pela Rede Hospitalar Ebserh. No total, são ofertadas 431 vagas destinadas a 17 centros de treinamento nas cinco regiões do país, com início previsto para agosto de 2019 e término para março de 2020. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto nas gerências de Ensino e Pesquisa de cada hospital participante, descritos no edital normativo, publicado ontem, 16 de julho. Na região Norte do Brasil, o Hospital Universitário cujos colaboradores e/ou docentes lotados poderão concorrer às vagas é o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O curso tem como objetivo qualificar a atuação em ensino, pesquisa e extensão dos centros de treinamento referenciais por meio de simulação. Poderão concorrer às vagas professores que ministram disciplinas práticas na graduação e programas de residência em saúde, preceptores e gestores ligados aos hospitais da Rede Hospitalar Ebserh.

Com carga horária de 180 horas na modalidade semipresencial, o curso será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Ebserh Educação Corporativa (3EC) e nos Centros de Simulação Clínica de cada hospital universitário federal ou instituição federal de ensino superior para aplicação das estações práticas.

Para a coordenadora de Formação Profissional da Rede Hospitalar Ebserh, Caroline Valero, o curso reforça o uso de metodologias modernas como boas práticas ao campo de vivência dos residentes e graduandos das áreas de saúde. “A capacitação serve como ponto de partida para a implementação da metodologia da formação em simulação da realidade hospitalar, bem como na formação continuada do profissional da área da saúde. Além disso, é de grande expectativa por parte dos 17 polos da Ebserh que convergem para a construção de uma rede colaborativa de Centros de Simulação em Saúde”, afirmou a coordenadora.

O curso é uma parceria da Rede Hospitalar Ebserh com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e Ministério da Saúde.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital  Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.