Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmica de Música da Ufam ganha bolsa em outro estado

Acadêmica de Música da Ufam ganha bolsa em outro estado

• Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 16h11
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 16h24

Por Rosiel Mendonça/Faartes

Especial para Ascom

A acadêmica do curso de Música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), discente Aline Mosielly, de 18 anos, é uma das contempladas com bolsa mensal para o III Curso de Formação em Ópera, que integra o XX Festival de Ópera do Theatro da Paz, de Belém (PA). Ao longo de cinco meses, a soprano terá a oportunidade de acompanhar aulas híbridas com profissionais de reconhecimento internacional, por meio de oficinas, palestras e webnários.

Em parceria inédita com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, a organização do festival destinou, ao todo, 10 bolsas para profissionais amazonenses, divididas entre cantores(as) e técnicos(as) de teatro.

Aline Mosielly deu seus primeiros passos no canto lírico aos 15 anos, como voluntária do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam, com regência do professor Hermes Coelho e preparação vocal do professor Sérgio Anders, docentes da Faculdade de Artes.

“Meu professor de piano era o pianista da orquestra e ele me falou da seleção para novos membros. A seleção era para maiores de 16 anos, e eu só tinha 15 na época, mas o maestro me deu essa primeira oportunidade”.

Agora caloura do 1° período da Licenciatura em Música na Faartes/Ufam, onde cursa a disciplina Prática Instrumental I - Canto com o professor Sérgio Anders, a estudante comemora a conquista da vaga no Curso de Formação em Ópera do Theatro da Paz. “Representa o início de um sonho e de uma carreira. Eu sempre soube que era possível, mas agora o sonho parece mais palpável”, afirma.

Entre os conteúdos do curso, na Modalidade I - Cantores, estão as palestras “Il Trittico” (Sergio Casoy), “Como se vestir de música” (Walter Neiva) e “A pesquisa histórica para indumentária” (Marcelo Marques), além das oficinas: Voice fitness – método Laura de Souza, Ciência da Voz, Fisiologia da Voz, Preparação de Repertório e Introdução à Filosofia.

Mais informações no site do Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Sobre a Faartes

A Faculdade de Artes da Ufam oferta, atualmente, cursos de Licenciatura em Artes Visuais (presencial e EAD) e Música (presencial), nos períodos matutino e noturno, e tem um trabalho consolidado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Faartes também atua na Pós-Graduação, por meio da oferta do Mestrado Profissional em Artes (parceria com Udesc) e do Mestrado Interinstitucional em Artes Visuais (parceria com UFRGS).