Câmara Municipal de Itacoatiara faz sessão especial em homenagem aos 30 anos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas

• Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 12h38
  • Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 12h39

Por Juscelino Simões com informações de Thaís Barros

Equipe Ascom e Assessoria de Comunicação da Câmara de Itacoatiara

A Câmara Municipal de Itacoatiara realizou na segunda-feira, dia 14 de junho, Sessão Especial para homenagear os 30 anos de criação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara da Universidade Federal do Amazonas. A solenidade contou com a participação de várias autoridades como o deputado federal do Amazonas, José Ricardo, o diretor do ICET, Geone Maia, a coordenadora da 1º turma de Pedagogia do Instituto, Aurileide Simões e Ruth Holanda representante de todos os coordenadores e servidores do ICET/Ufam.

A proponente do requerimento foi a vereadora Maria Francelízia, com o intuito de reviver os momentos históricos e a forma com que o Instituto contribui com o crescimento e desenvolvimento do Município.

O diretor do ICET, Geone Maia, falou sobre a homenagem e a importância do Instituto na formação e no desenvolvimento do Município. “Agradeço a homenagem da vereadora Maria Francelízia. É justa essa solenidade para homenagear a Instituição que tem promovido inúmeros projetos voltados para as comunidades localizadas no Médio Amazonas. Nos últimos anos o ICET desenvolveu projetos voltados para a produção do conhecimento e tem se destacado na formação da mão de obra especializada na região. O Instituto possui cinco cursos e já formamos mais de 700 profissionais”, disse o diretor.

Histórico

Em 1º de abril de1991, o então reitor da época, Marcus Barros, assinou o convênio com o município de Itacoatiara para instalação da Universidade no município. Logo após a essa iniciativa, foi criada a primeira turma de Pedagogia, funcionando na casa de cultura, ressaltando ainda que nessa mesma época o empresário Moisés Israel, fez a doação da área, onde hoje se encontra instalado o ICET/Ufam e onde foi construído o primeiro bloco de salas em 2005, tendo à frente o reitor, professor Hidembergue Frota.