Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Moçambique faz defesa de dissertação no próximo dia 26 por videoconferência
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante de Moçambique faz defesa de dissertação no próximo dia 26 por videoconferência

  • Publicado: Terça, 18 de Maio de 2021, 12h34
  • Última atualização em Terça, 18 de Maio de 2021, 17h21
  • Acessos: 915

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas realiza no próximo dia 26 de maio, às 9h, por videoconferência, a defesa de dissertação do mestrando Leonel Elias Bene, com o título "Política de formação de professores para Educação Básica em Moçambique e no Brasil: contornos e proximidade".

Conforme estabelece a portaria de número 46, de 17 de março de 2021, a diretora da Faculdade de Educação da Ufam, Silvia Cristina Conde Nogueira, instituiu a banca da defesa de dissertação com os professores, Fabiane Maia Garcia (presidente e orientadora do mestrando/Ufam), Heloísa da Silva Borges (membro/Ufam), Lourenço Lino de Souza (membro/ ISCED CS/AGOLA), Daniel Nivagara (membro suplente/UPM/Moçambique) e Camila Ferreira da Silva (membro suplente/ Ufam).    

O mestrando faz parte do Programa Proáfrica, criado por intermédio da portaria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de número 363, de 22 de julho de 2004, e tem por objetivo contribuir para a elevação da capacidade científica tecnológica dos países africanos, por meio do financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores com atuação em projetos nas áreas selecionadas por sua relevância estratégica e interesse prioritário para a cooperação científico-tecnológica.

Entre outros resultados, espera-se que a criação de uma plataforma comum de iniciativas regionais em Ciência e Tecnologia, apoiada pelo Programa, venha a fortalecer eventuais projetos conjuntos de cooperação que possam no futuro, ser submetidos às instâncias nacionais e multilaterais de fomento, além de favorecer parcerias com as comunidades empresarial e industrial africanas.

A submissão de propostas para obtenção de financiamento é realizada em atendimento a chamadas públicas específicas do Proáfrica, disponíveis na página do CNPq. Somente pesquisadores vinculados a instituições brasileiras de ensino e pesquisa podem submeter propostas ao Programa.

O financiamento a projetos no âmbito do Proáfrica é específico para a mobilidade de pesquisadores brasileiros e africanos, e pequenas despesas de custeio, conforme o estabelecido em editais.

Biografia do mestrando

Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè - Extensão de Tete

Docente (Assistente Universitário) do Departamento de Educação da Universidade Púnguè – Extensão de Tete - Moçambique onde atua nas áreas de Psicologia e Educação. Possui Licenciatura em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2011). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufam) - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista CAPES amparado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras em pareceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página