Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Moçambique faz defesa de dissertação no próximo dia 26 por videoconferência

• Publicado: Terça, 18 de Maio de 2021, 12h34
  • Última atualização em Terça, 18 de Maio de 2021, 17h21

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas realiza no próximo dia 26 de maio, às 9h, por videoconferência, a defesa de dissertação do mestrando Leonel Elias Bene, com o título "Política de formação de professores para Educação Básica em Moçambique e no Brasil: contornos e proximidade".

Conforme estabelece a portaria de número 46, de 17 de março de 2021, a diretora da Faculdade de Educação da Ufam, Silvia Cristina Conde Nogueira, instituiu a banca da defesa de dissertação com os professores, Fabiane Maia Garcia (presidente e orientadora do mestrando/Ufam), Heloísa da Silva Borges (membro/Ufam), Lourenço Lino de Souza (membro/ ISCED CS/AGOLA), Daniel Nivagara (membro suplente/UPM/Moçambique) e Camila Ferreira da Silva (membro suplente/ Ufam).

O mestrando faz parte do Programa Proáfrica, criado por intermédio da portaria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de número 363, de 22 de julho de 2004, e tem por objetivo contribuir para a elevação da capacidade científica tecnológica dos países africanos, por meio do financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores com atuação em projetos nas áreas selecionadas por sua relevância estratégica e interesse prioritário para a cooperação científico-tecnológica.

Entre outros resultados, espera-se que a criação de uma plataforma comum de iniciativas regionais em Ciência e Tecnologia, apoiada pelo Programa, venha a fortalecer eventuais projetos conjuntos de cooperação que possam no futuro, ser submetidos às instâncias nacionais e multilaterais de fomento, além de favorecer parcerias com as comunidades empresarial e industrial africanas.

A submissão de propostas para obtenção de financiamento é realizada em atendimento a chamadas públicas específicas do Proáfrica, disponíveis na página do CNPq. Somente pesquisadores vinculados a instituições brasileiras de ensino e pesquisa podem submeter propostas ao Programa.

O financiamento a projetos no âmbito do Proáfrica é específico para a mobilidade de pesquisadores brasileiros e africanos, e pequenas despesas de custeio, conforme o estabelecido em editais.

Biografia do mestrando

Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè - Extensão de Tete

Docente (Assistente Universitário) do Departamento de Educação da Universidade Púnguè – Extensão de Tete - Moçambique onde atua nas áreas de Psicologia e Educação. Possui Licenciatura em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2011). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufam) - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista CAPES amparado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras em pareceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique.