Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Letras reúne expoentes da literatura amazônica em congresso online

Faculdade de Letras reúne expoentes da literatura amazônica em congresso online

• Publicado: Segunda, 17 de Maio de 2021, 15h43
  • Última atualização em Segunda, 17 de Maio de 2021, 15h50

Os escritores Paes Loureiro e Zemaria Pinto estão confirmados nas Efemérides Amazônicas de Letras 2021

Para debater e celebrar a literatura amazônica, a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), promove, entre os dias 15 e 18 de junho, o evento Efemérides Amazônicas de Letras com palestras voltadas a apreciadores dos estudos literários, linguísticos e suas interfaces. Dentre os convidados estão os escritores Paes Loureiro e Zemaria Pinto.

O Congresso é gratuito, realizado pelo Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (Gremplexa), e ocorre online com transmissão pela página do grupo no Facebook. Podem participar alunos, professores e público externo à Ufam, em um momento de articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Convidados

Paes Loureiro é poeta, professor de filosofia da arte e pesquisador do imaginário na cultura Amazônica. Mestre em Teoria literária e Semiologia, pela Puc/Campinas e doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne Paris.

Escritor e economista, Zemaria Pinto direcionou sua produção para a área de Letras, com Especialização em Literatura Brasileira e Mestrado em Estudos Literários. Tem 22 livros publicados, em áreas diversas como ensaios literários, teoria da literatura, poesia, teatro, literatura juvenil e literatura infantil.

A programação também conta com palestras em alusão às obras de Elson Farias, Thiago de Mello e Astrid Cabral. Os professores Maria Luiza Germano, Cássia Nascimento, Carlos Guedelha e a Iná Rafael também são palestrantes convidados.

Dia 15/06

14h - Abertura

14h30 - Título: Em alusão - 30 anos - Cultura amazônica, uma poética do imaginário

Convidado: Paes Loureiro

18h30 - Título: Em alusão - 60 anos - Barro Verde, Elson Farias

Convidada: Profª Dra. Maria Luiza Germano

Dia 16/06

14h30 - Título: O poeta, a poesia e os poemas em Silêncio e Palavra, de Thiago de Mello.

Convidada: Profª Dra. Cássia Nascimento

16h - A cultura amazônica

Convidada: Profª Dra. Iná Rafael

Dia 17/06

14h30 - Título: Em alusão - 20 anos - Música para surdos, de Zemaria Pinto

Convidado:  Zemaria Pinto

Dia 18/06

14h30 - Título: Em alusão - 40 anos - Torna-viagem, de Astrid Cabral

Convidado: Prof. Dr. Carlos Guedelha

Sobre o evento

Efemérides Amazônicas de Letras é um evento anual da Flet/Ufam realizado desde 2014 com a organização e realização do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (Gremplexa). Em oito edições, o evento contou com a participação de alunos, professores e público externo à universidade para debater datas como os 90 anos da publicação de A Selva, de Ferreira de Castro e 40 anos da publicação de Mad Maria, de Márcio Souza.

O grupo é liderado pelo professor Carlos Guedelha e a professora Iná Isabel foi criado em 2014 com o intuito de desenvolver estudos sobre literatura de expressão amazônica, estudos metafóricos e sobre diálogos entre literatura e linguística, outras artes e linguagens. Realiza eventos científicos e culturais e congrega número expressivo de pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação da Ufam e outras universidades.